Desde o início de minha carreira soube que teria de enfrentar uma grande inimiga pela frente. Assustadora e arrogante lá estava ela, entre eu e meus objetivos. Sempre muito imponente. Supostamente invencível. Adivinhou? Pois é! A timidez.

Com verdadeiro pavor de falar em público e de estar no centro das atenções, suava frio e tinha taquicardia a cada nova possibilidade de enfrentar situações deste tipo.

Toda nova situação de exposição pública despertava aquela sensação horrível. Excesso de expectativas, noites mal dormidas, má digestão e coisas do tipo. Já passou por isso?

Obviamente que muitas pessoas são bem sucedidas na vida profissional e atingem seus objetivos apesar de serem extremamente tímidas. Logo, não ser tímido não é um condição imprescindível para vencer na carreira. Ela passa a ser um problema quando nos impede de prosseguir a caminhada. Quando desistimos de tentar superá-la.

Imagine um atleta de salto em altura que depois de ter entrado na pista de prova e corrido em direção ao obstáculo fica imobilizado tão logo se depara com aquela trave a 2,80 do chão. Ele não pode pedir pra baixar um pouquinho né?

Assim como no caso do atleta o sucesso está do outro lado da trave, no caso do empregado tímido ele está do outro lado da barreira imposta pela própria timidez. Não tem atalho! Não dá pra contornar! É saltar ou voltar pra casa!

Aposto que você já deve ter lido ou ouvido muito sobre como vencer a timidez. Terapias, exercícios de imaginação, simpatias, programação neurolinguística, enfim. São muitas as técnicas ou dicas à disposição de todos. E tenho o maior respeito por cada uma delas!

Quer saber que técnica utilizei para superar a minha timidez no trabalho? Aquela em que acredito fortemente que vai funcionar para você?

Pensando bem, mais que uma técnica, o que adotei foi uma determinada atitude.

Ler muito! Tantas vezes quanto necessário até me apropriar totalmente das atividades em que estava envolvido. Isto mesmo! Conhecer profundamente a matéria do meu dia a dia e sentir-me “dono” do negócio fez com que me sentisse seguro em todas as ocasiões como reuniões e apresentações em público. E segurança é o melhor antídoto para combater definitivamente a timidez. É o impulso necessário para saltar este obstáculo. Fica a dica!

Até breve.

Benhur Teixeira