segundo dia no emprego

10 MELHORES DICAS PARA O SEGUNDO DIA NO EMPREGO

Passado o sufoco que caracteriza todo o primeiro dia no trabalho e vencida aquela ansiedade natural que todos sentimos, vamos ao segundo dia. Mas porque então este dia não é menos angustiante que o primeiro? Ocorre que se antes o motivo do medo era encarar “O chefe” do alto de sua posição, agora provavelmente você está pensando em como encarar todas as pessoas que estarão lá no setor onde você trabalhará. Nascem novas dúvidas e ansiedades.

Saiba que esta sensação que você continua sentindo não é diferente do que todos sentimos um dia. Até mesmo aquele chefe que o recebeu já sentiu. Ele mesmo! Até o chefe! Tudo muito normal e que acontece com todos. Todos!

E para reduzir um pouco sua ansiedade, pense em como é possível dirigir um carro à noite em uma estrada totalmente escura e conseguir ir de uma cidade à outra no meio da total escuridão. Pois é! O farol do carro só precisa iluminar alguns metros à frente de cada vez para termos certeza que concluiremos toda a travessia. Assim deverão ser seus passos neste e nos próximos dias. Um de cada vez. E tudo se resolverá!

E com relação ao novo grupo faça o seguinte exercício mental. Imagine-se sozinho em uma selva quando de repente encontra uma tribo de índios totalmente desconhecida e com a qual você precisará interagir para sobreviver. Lá você encontrará índios de todos os tipos. Índios bons, maus, invejosos, curiosos, trabalhadores, paternais, maternais, fraternais, colaboradores, fofoqueiros, preguiçosos, enfim, quase todos os tipos imagináveis. Esta é uma boa analogia a ser feita com relação à turma de novos colegas que espera você.

Todos estes “índios”, tenha a certeza, estarão muito curiosos a seu respeito e como nos filmes eles vão querer “literalmente” tocar e conhecer você. Explorar ao máximo e até mesmo testar sob alguns aspectos. Farão abordagens das mais diversas formas para tentar enquadrar você em algum estereótipo ou subtribo. Eles precisarão saber quem é o novo membro do grupo. Com quem estarão lidando? Que possível ameaça você pode representar ao grupo?

Parece complicado né? Mas que nada! Isto acontece a todo o momento em nossas vidas cada vez que somos apresentados a novas pessoas. Já parou para pensar que agimos todos mais ou menos da mesma forma? Então porque conosco seria diferente?

Gostaríamos de contribuir com você dando algumas dicas úteis para este segundo dia, a partir de constatações feitas no “campo de batalha” onde presenciamos inúmeras recepções a novos colegas. Todos eles, sem exceção, passaram pelo mesmo ritual.

Então vamos as 10 melhores dicas para este momento. Uma estratégia defensiva e que dará um resultado positivo. São elas:

  • Chegue no horário.
  • Vista-se da forma mais discreta possível.
  • Seja simpático com todos na hora da apresentação. Mesmo com aqueles mais carrancudos.
  • Não dê ouvidos a possíveis gracejos de mau gosto.
  • Responda a todos os questionamentos que lhe fizerem.
  • Evite emitir muitas opiniões. Principalmente se não foram solicitadas.
  • Coloque-se à disposição de todos os colegas e seja prestativo o máximo que puder.
  • Demonstre segurança. Olhe nos olhos das pessoas com quem conversa.
  • Não critique colegas ou chefes do emprego anterior, isto demonstra falta de profissionalismo. Neste primeiro momento evite também crítica a pessoas da sociedade local, pois podem ser conhecidas ou parentes dos novos colegas.
  • Em caso de dúvidas peça sempre a orientação da sua chefia imediata. Ela é a pessoa responsável pelo seu setor de trabalho e saberá ajudá-lo. Pergunte sempre que necessário!

Obviamente que as 10 dicas constituem somente algumas das estratégias para que você enfrente o grande grupo no dia da apresentação e possa se entrosar o mais rápido possível. Temos certeza que nos próximos dias de trabalho você conhecerá melhor a todos e saberá melhor do que ninguém a forma de comportamento ideal.

Lembre-se: O farol do carro só precisa iluminar os próximos metros à frente! Dê um passo de cada vez!

Leia também sobre as 4 MELHORES DICAS PARA O PRIMEIRO DIA NO EMPREGO.

Gostou? Deixei seu comentário logo ali embaixo.

Boa sorte e até a próxima!

Benhur

Equipe Tête-à-Tête

Um comentário

Deixe uma resposta