primeiro dia no emprego

4 MELHORES DICAS PARA O PRIMEIRO DIA NO EMPREGO

O primeiro dia na empresa é cercado por muitas dúvidas e ansiedades. Normal. Você está entrando em um mundo totalmente novo e desconhecido. Suas dúvidas são iguais a de todos os iniciantes. Também foram as nossas. Por mais que o tempo passe elas sempre se repetem. Queremos compartilhar a seguir algumas dicas simples e que certamente irão ajudar muito você nesse momento.

  • Com que roupa eu vou?

Vista-se da forma mais discreta possível. Calça, camisa, sapato ou sapatênis para os homens. Evite roupas com cores muito chamativas. Prefira cores neutras e sem estampas. Saia curta, excesso de decote ou de pintura deve ser evitado pelas meninas. Não passa uma boa mensagem. Sabe quando menos é sempre mais? Pois é este o caso! Aproveite este primeiro dia e observe como os outros se vestem e tenha uma boa base para os próximos dias. Tenha certeza disso e vá tranquilo de que não fará feio em sua apresentação.

  • Que horas devo chegar?

Informe-se antecipadamente sobre o início do expediente da empresa onde se apresentará e garanta sua chegada com um mínimo de quinze minutos de antecedência. Não perca este ponto precioso! Programe seu celular, o velho despertador da vovó ou até mesmo bote um galo para cantar se necessário, mas não chegue atrasado em hipótese alguma! Você será avaliado desde o primeiro momento na empresa. Mesmo que ninguém comente com você sobre um circunstancial atraso, este fato será notado por alguém. Pior. Este alguém poderá ser o seu futuro chefe!

Lembrete: Você pode esperar na antessala o tempo que for necessário até sua apresentação, mas jamais fazer alguém esperar um minuto que seja!

  • Higiene e boa aparência são indispensáveis.

Simplicidade é uma coisa que sempre funciona nas primeiras apresentações ao trabalho. Mas atenção:  Unhas sempre aparadas e limpas e nada de piercing ou bonés (pelo menos até saber qual o padrão do seu local de trabalho). Se você usa barba mantenha-a bem cuidada e higienizada. Já uma dica que serve para todos é com relação ao hálito. Nada pior que conversar com alguém que tenha mau hálito. Na dúvida faça o teste com alguém de casa antes de sair (entenderão a boa causa para o sacrifício). Precisando utilize sempre pastilha ou algo que melhore a condição desfavorável. Evite chicletes, eles não contribuem com o conjunto de sua aparência em uma apresentação.

  • Perguntar não é feio.

Não deixe que a timidez vença você. Muitas vezes perdemos ótimas chances e até mesmo a grande chance da vida profissional ou pessoal por pura inibição. Precisa saber se está realmente no endereço correto? Pergunte! Quer saber se aquela sala de espera é a que você deve se dirigir? Pergunte! Não vá perder o horário ou sua chance por puro medo de falar. Na maioria quase absoluta das empresas existirá uma atendente pronta a receber o novo empregado. Mas lembre-se: Quem tem boca vai a Roma! Use-a! Pergunte sempre que entender necessário!!

Lembre-se também:

Neste mundo novo (ou nem tão novo assim) você vai lidar com pessoas que podem ser extremamente exigentes e críticas. Ou não. Mas isto só o tempo vai confirmar. Na dúvida acredite na máxima que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Capriche ao máximo neste primeiro encontro. Talvez ele seja determinante para o Sucesso de sua carreira. Sorria sempre! O emprego é seu!

Leia também as 10 MELHORES DICAS PARA O SEGUNDO DIA NO EMPREGO .

Compartilhe ou deixe seu recado logo abaixo.

 Abraço e até a próxima!

 Benhur Teixeira

Deixe uma resposta