TURBINE SUA CARREIRA! CONHEÇA SEUS FORNECEDORES E CLIENTES

Grandes são as chances de você iniciar suas atividades profissionais sem receber orientações valiosíssimas que poderão fazer toda a diferença para o seu desempenho.

Normalmente pressionados pela grande demanda de trabalho pendente, os responsáveis apressam-se em ensinar ao novo empregado determinadas atividades sem lhe explicar suas finalidades, porque são feitas e quais suas interações, ou seja, quem serão seus clientes e fornecedores.

Conhecer estas respostas é fundamental para que tenha uma performance profissional acima da média.

Via de regra o aprendizado sobre as atividades que você desenvolverá na empresa passará por instruções da própria chefia ou de outros colegas através de cursos presenciais ou à distância, leitura de normas e regulamentos.

Pronto! Depois deste rápido ritual você já será considerado apto ao início de uma rotina que consumirá a maior parte do seu tempo e exigirá grande dispêndio de sua energia.

Tenha sempre em conta que trabalhar de forma mecânica, sem saber a finalidade, não agregará valor algum a você!

Você precisa saber quem serão seus clientes e fornecedores na empresa para que possa se situar e interagir para prestar o melhor serviço ou entregar o melhor produto possível.

Para tentar ser mais claro, vamos imaginar que você seja responsável por produzir “Bolos” em sua empresa. Este será o produto a ser entregue por você.

A expectativa das pessoas que encomendam o bolo, isto é, a necessidade dos seus clientes, é de saborear um delicioso bolo sabor laranja com cobertura de chocolate em determinada data comemorativa.

Mas para que possa produzi-lo e entregá-lo com as características solicitadas e no prazo esperado você precisará receber ingredientes de seu fornecedor, e para o qual você também será um cliente.

Os Ingredientes que você precisará receber para produzir o bolo  a ser entregue são: Farinha, ovos, fermento, sal, açúcar, suco de laranja e chocolate.

ingredientes-bolo

bolo-de-chocolate

Logo, seus clientes estarão na expectativa de receber o produto que solicitaram, em uma determinada data, e ficarão satisfeitos se receberem exatamente o contratado, nem mais, nem menos!

Antes de baixar a cabeça e se entregar ao trabalho diário procure saber quem são seus clientes e se o que você está produzindo, o esforço e tempo empregado, faz sentido e atenderá a expectativa deles dentro do prazo esperado.

Converse com seu superior imediato e solicite  para que promova uma reunião entre você e seus clientes, externos ou internos, e pergunte a eles o que esperam receber do seu trabalho. Não fique com dúvidas sobre isto.

Só assim você terá a convicção de estar fazendo algo de valor a ser percebido. Algo que tenha sentido para você e para os outros. Para sua empresa.

Conhecendo as necessidades do seu cliente você poderá até mesmo surpreendê-los entregando mais do que foi contratado. Quem sabe adicionar uma cereja sobre o bolo? Surpreenda!

Por outro lado, e não menos importante, será conhecer quem são os seus fornecedores e onde eles estão pois serão os responsáveis pelo fornecimento dos insumos que utilizará na sua atividade diária para a elaboração do produto ou serviço esperado pelo seu cliente.

Uma reunião com cada um dos fornecedores é necessária para que saibam do seu compromisso em produzir com qualidade. Diga qual sua atividade, o que exatamente você faz, para quem faz e quais as suas expectativas para com eles, os fornecedores.

Não receber os ingredientes corretos afetará a qualidade de seu produto ou serviço, comprometendo a entrega ao seu cliente e consequentemente sua a imagem profissional.

Esta é uma cadeia que precisa funcionar perfeitamente: FORNECEDORES – VOCÊ – CLIENTES.  

Fique atento e até breve!

Benhur Teixeira

Equipe Tête-à Tête

 

Deixe uma resposta