vencendo a timidez

TIMIDEZ. SUPERE ESTE OBSTÁCULO

Desde o início da minha carreira soube que teria que enfrentar uma grande inimiga pela frente. Assustadora, lá estava ela entre eu e meus objetivos. Sempre imponente e supostamente invencível. Adivinhou? Pois é! A timidez.

Com verdadeiro pavor de falar em público suava frio e tinha taquicardia toda vez que enfrentava situações deste tipo.

Bastava a expectativa de estar no centro das atenções em uma exposição pública para que efeitos desagradáveis surgissem. Noites mal dormidas, má digestão e coisas do tipo.

Obviamente que muitas pessoas são bem sucedidas na vida profissional e atingem seus objetivos apesar de serem extremamente tímidas. Logo, ser desinibido não é condição imprescindível para vencer na carreira.

A timidez só passa a ser um problema quando nos impede de prosseguir a caminhada. Quando desistimos de tentar superá-la.

Imagine um atleta de salto em altura que depois de ter corrido em direção ao obstáculo fica imobilizado tão logo se depara com a trave colocada a 2,80 metros do chão. Ele não pode pedir para baixar um pouquinho né?

Assim como no caso do atleta o sucesso está do outro lado da trave, no caso do empregado tímido ele está do outro lado da barreira imposta pela própria timidez. Não tem atalho e nem dá pra contornar! É saltar ou voltar pra casa!

Aposto que você já deve ter lido ou ouvido muito sobre como vencer a timidez. Terapias, exercícios de imaginação, simpatias, programação neurolinguística, enfim. São muitas as técnicas ou dicas à disposição de todos. E tenho o maior respeito por cada uma delas.

Gostaria de compartilhar uma técnica que deu certo para mim e que acredito fortemente que vai funcionar com você?

Ler e estudar muito!

Pensando bem, mais que uma técnica é uma atitude.

Ler e estudar tantas vezes quanto necessário até se apropriar totalmente do tema e/ou atividade que está envolvido. Isto mesmo! Conhecer profundamente a matéria até sentir-se “dono” do negócio fará com que se sinta seguro em todas as ocasiões como reuniões e apresentações em público.

segurança é o melhor antídoto para combater definitivamente a timidez. É o impulso necessário para saltar este obstáculo. Fica a dica!

Até breve.

Benhur Teixeira

Equipe Tête-a-Tête

Deixe uma resposta