rumo ao sucesso

DECOLE NA CARREIRA! MOSTRE RESULTADOS!

Levantar cedo, seguir uma agenda lotada de compromissos, suar a camisa, participar de reuniões, trabalhar até tarde, etc., parece fazer parte daquela conhecida e antiga receita para chegar ao sucesso. Certo?

Temos essa visão distorcida do caminho para o sucesso no mundo profissional criada a partir de estereótipos retirados de filmes assistidos desde a adolescência. Então ficamos com a impressão de que agir desta ou daquela maneira é suficiente para ser notado pelos pares e obter os melhores resultados na carreira.

Ficamos embevecidos com elogios dos colegas e tapinhas nas costas da chefia e passamos a acreditar que realmente estamos no caminho certo para o topo. Como narciso olhamos para o espelho todos os dias e achamos bonito o profissional que vemos do outro lado, sem darmos conta que estamos vivendo uma pura ilusão.

Elogios e tapinhas nas costas. É tudo que conseguiremos caso não consigamos traduzir todo nosso esforço diário em resultados concretos.

Pense e responda:

Quantos centroavantes magníficos você conhece que conseguiram o reconhecimento sem que tenham conseguido marcar gols, vencido campeonatos e trazido multidões aos estádios?

Ou quantos produtores de filmes ficaram famosos produzindo maravilhas cinematográficas que não renderam bilheteria alguma?

Nenhum né? Por mais frio que possa parecer o mundo corporativo funciona exatamente assim. Não é diferente dos dois exemplos citados acima. Palavras bonitas e jogos de cena podem até funcionar por algum tempo e em determinadas situações, mas não passarão disto.

Quando se trata de ascender na profissão e ter verdadeiro sucesso somente a  obtenção de resultados concretos, observados a ética e o respeito pelos outros, podem conduzir ao topo. E ser pragmático nesta hora talvez seja uma das melhores formas para atingir os objetivos no mundo real. Leia mais sobre objetivos no artigo Como ficar entre os 20% que se destacam – Tenha metas e atinja objetivos.

Saber que a validade de nossos atos é determinada pelo seu êxito prático, o que no mundo empresarial significa obter “lucro”, é saber tomar os caminhos necessários que nem sempre são os mais fáceis. Caminhos que em muitas vezes exigem sacrifícios pessoais e até mesmo familiares.

Importante destacar que ao falar na palavra lucro, muito antes de abominá-la como algo pejorativo por ser quase sempre vinculada e de forma equivocada à palavra ganância, estamos falando do resultado de atividades que são reconhecidas e recompensadas pela sociedade por serem úteis às pessoas e suas vidas.

Logo, toda empresa pública ou privada tem como meta a obtenção de determinado tipo de lucro, para os quais devemos concentrar esforços e focar nossas ações.

Resultados concretos. Somente eles determinarão o sucesso na sua carreira.

Reflita sobre isto!

Boa sorte e até breve!

Benhur Teixeira / Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta