Levantar cedo, seguir uma agenda lotada de compromissos, suar a camisa, participar de reuniões, trabalhar até tarde, etc., parece fazer parte daquela conhecida e antiga receita para chegar ao sucesso. Certo?
Temos essa visão distorcida do caminho para o sucesso no mundo profissional criada a partir de estereótipos retirados de filmes assistidos desde a adolescência. Então ficamos com a impressão de que agir desta ou daquela maneira é suficiente para ser notado pelos pares e obter os melhores resultados na carreira.
Ficamos embevecidos com elogios dos colegas e tapinhas nas costas da chefia e passamos a acreditar que realmente estamos no caminho certo para o topo. Como narciso olhamos para o espelho todos os dias e achamos bonito o profissional que vemos do outro lado, sem darmos conta que estamos vivendo uma pura ilusão.
Elogios e tapinhas nas costas. É tudo que conseguiremos caso não consigamos traduzir todo nosso esforço diário em resultados concretos.
Pense e responda:
Quantos centroavantes magníficos você conhece que conseguiram o reconhecimento sem que tenham conseguido marcar gols, vencido campeonatos e trazido multidões aos estádios?
Ou quantos produtores de filmes ficaram famosos produzindo maravilhas cinematográficas que não renderam bilheteria alguma?
Nenhum né? Por mais frio que possa parecer o mundo corporativo funciona exatamente assim. Não é diferente dos dois exemplos citados acima. Palavras bonitas e jogos de cena podem até funcionar por algum tempo e em determinadas situações, mas não passarão disto.
Quando se trata de ascender na profissão e ter verdadeiro sucesso somente a obtenção de resultados concretos, observados a ética e o respeito pelos outros, podem conduzir ao topo. E ser pragmático nesta hora talvez seja uma das melhores formas para atingir os objetivos no mundo real. Leia mais sobre objetivos no artigo Garanta o sucesso no emprego! Tenha metas e atinja objetivos.
Saber que a validade de nossos atos é determinada pelo seu êxito prático, o que no mundo empresarial significa obter “lucro”, é saber tomar os caminhos necessários que nem sempre são os mais fáceis. Caminhos que em muitas vezes exigem sacrifícios pessoais e até mesmo familiares.
Importante destacar que ao falar na palavra lucro, muito antes de abominá-la como algo pejorativo por ser quase sempre vinculada e de forma equivocada à palavra ganância, estamos falando do resultado de atividades que são reconhecidas e recompensadas pela sociedade por serem úteis às pessoas e suas vidas.
Logo, toda empresa pública ou privada tem como meta a obtenção de determinado tipo de lucro, para os quais devemos concentrar esforços e focar nossas ações.
Resultados concretos. Somente eles determinarão o sucesso na sua carreira.
Reflita sobre isto!
Gostou do texto? Compartilhe ou deixe seu recado logo abaixo.
Boa sorte e até breve!
Benhur Teixeira
Deixe uma resposta