Há quanto tempo você está desempregado? O que anda fazendo para melhorar suas competências e ganhar de volta seu lugar no mercado de trabalho? Já pensou que a concorrência só aumenta e você não pode ficar de braços cruzados?

Em plena crise econômica onde as altas taxas de desemprego assombram todo o país é hora de pensar em incrementar seu currículo com cursos que podem ajudá-lo a se manter atualizado e obter um diferencial em comparação com os demais candidatos para conseguir um emprego o mais rápido possível.

Se você é uma das pessoas que tem alguma reserva de dinheiro, o suficiente para conseguir pagar as contas pelo período que vai de seis meses a aproximadamente um ano, este é o momento certo de investir na melhoria de seu currículo. Como você não tem a mínima idéia de quanto tempo vai demorar para conseguir retornar ao mercado de trabalho, esteja certo que precisa se manter atualizado e melhorar suas competências.

Veja a seguir as sete dicas para incrementar o seu currículo e não deixe de ler o artigo Currículo. Saiba como preparar o seu em época de crise:

LEITURA

Deixe a preguiça de lado. Visite bibliotecas e leia o máximo que puder. Esta é a forma mais simples, de baixo custo e democrática para adquirir conhecimentos. Existem ainda clubes de livro presencial ou virtual onde as pessoas se juntam para debater sobre determinado livro regularmente. Uma bela oportunidade para crescer intelectualmente. Participe!

VOLUNTARIADO

Considerada uma das maiores escolas de líderes que existem. É uma ótima oportunidade para apreender a trabalhar em equipe.

FAÇA CURSO GRÁTIS

Explore a internet. Você vai encontrar lá uma diversidade de cursos, aulas e congressos grátis à distância e presenciais. Existem alguns sites que permitem que você assista aula dos melhores professores nas melhores universidades do mundo com os mais diversos temas.

CRIE GRUPOS DE ESTUDO

Esta é uma idéia simples que prevê a reunião de pessoas na mesma situação e com objetivos semelhantes para dividir experiências, idéias e ferramentas. Esta ação vai permitir compartilhar estudos e otimizar os resultados. É conhecido pelo termo “Mastermind Group”.

COACHING

Coaching com um profissional capacitado também pode ajudar o candidato a se recolocar no mercado.

MENTOR

Procure e converse regularmente com um “mentor”. Normalmente alguém que já está aposentado. Escolha um mentor que tenha tempo pra lhe ouvir e discutir cenários e estratégias de desenvolvimento.

INTERCÂMBIO 

Ótima oportunidade para aprender outra língua e incrementar o currículo é manter correspondência com um morador local de outro país. Uma forma de oferecer uma permuta onde você aprende a língua dele e ensina o português.

Não espere mais! Mãos à obra e bom trabalho!

Dê sua opinião ou compartilhe!

Até mais!