PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA – PNL: COMUNICAÇÃO HUMANA

A programação neurolinguística (PNL) é um modelo de comunicação e de conduta humana inicialmente desenvolvido por uma equipe coordenada por Richard Bandler e John Grindler, no Centro de Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. A idéia central está na melhoria da relação interpessoal e na eficácia do alcance de objetivos, através de técnicas de comunicação e de programação pessoal.

Steve Andreas (1995), fundador da NLP Comprehensive2, e sua equipe, acreditam que grande parte da motivação das pessoas se deve a princípios e ao uso de técnicas como os que são descritos a seguir.

– descoberta da missão pessoal. A existência de um sentido de missão que dá à vida propósito e direção é uma característica evidente nos indivíduos que demonstram grandeza nas realizações. A missão energiza as pessoas, entusiasmando-as para a concretização de suas metas.

-construção de relacionamentos. O sucesso nos relacionamentos depende de interações pessoais que façam ambas as partes se sentirem apreciadas e ouvidas. Para tanto, as seguintes técnicas são recomendadas:

– aprender a ver a interação do ponto de vista da outra pessoa, determinando metas mutuamente satisfatórias.

– ter certeza de ter sido ouvido.

– procurar escutar a outra pessoa adotando o mesmo ritmo verbal e não-verbal. No nível verbal, procurar observar e utilizar as palavras significativas e as imagens utilizadas pelo interlocutor. No nível não-verbal, buscar reproduzir a velocidade de elocução, tom de voz, postura, gestos e movimentos.

– produzir sensações positivas nos outros.

– inconscientemente, cada pessoa prefere utilizar um registro sensorial – visão, audição, tato ou olfato. É necessário perceber qual o canal sensorial predominante no interlocutor e procurar comunicar-se com ele preferencialmente através da utilização deste canal.

– Padrão Swish. A auto-estima é o resultado de imagens mentais que podem ser mudadas. O Padrão Swish é uma forma de aumentar a auto-estima, através da construção de uma imagem objetiva e favorável de si mesmo que produza resultados imediatos em situações perturbadoras.

– Atitude mental positiva. O sucesso no alcance de objetivos se dá através de uma programação mental positiva. A pessoa deve concentrar-se no objetivo a ser alcançado, programando-se e conduzindo-se positivamente em relação a ele. Deve visualizar sempre o objetivo sendo alcançado, pois isto facilitará a sua concretização.

– Enriquecimento do leque de alternativas. O comportamento das pessoas é fruto de uma escolha sobre um leque de alternativas que ela aprendeu ou desenvolveu durante a vida. Não é correto, portanto, condenar uma pessoa por não ter agido conforme o esperado, pois talvez a alternativa de ação esperada não faça parte do seu leque de alternativas. Assim, quanto mais alternativas de ação, maior a possibilidade de soluções “ótimas”.

Créditos: * Marcos Bueno, Professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Ensino Superior de Catalão


Até mais!

Benhur Teixeira

Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta