A CHAVE MOTIVACIONAL

Quantas vezes você olhou para um(a) colega de trabalho e ficou tentando encontrar explicações para toda aquela alegria com que ele(a) realizava suas atividades? Isto já aconteceu com você?

Quantas vezes você percebeu este(a) mesmo(a) colega chegar feliz na empresa em plena segunda-feira e dar aquele sonoro “bom dia” espontâneo causando perplexidade e indignação ao resto da equipe que mal disfarçou a irritação com aquela atitude?

Será possível tanta energia no início da semana? Logo na segunda-feira?

Para aumentar um pouco o mistério a pessoa que parece tão feliz e cheia de energia não é detentora de nenhum cargo importante e muito menos tem um salário digno de inveja. Ainda por cima rala o dia inteiro realizando tarefas bem mais duras e menos atrativas do que a sua.

Agora reflita por alguns minutos e pense em algumas possibilidades que poderiam estar impedindo você de ter o mesmo entusiasmo contagiante desse(a) colega de trabalho.

  • Você não tem paixão pelo que faz.
  • Não ganha o que acha que deveria ganhar.
  • O ambiente de trabalho não é o ideal.
  • Seu chefe é chato e não o coloca pra cima? etc…

Poderia continuar acrescentando desculpas a esta lista infinitamente. Elas existem em abundância e bastaria seguir procurando por aquelas minimamente convincentes (pelo menos para quem não quer fazer acontecer). Mas seria apenas uma maneira de amenizar a culpa pelo caminho escolhido e que provavelmente não o levará a lugar algum.

Como seres dotados de livre arbítrio todas as escolhas feitas em nossa vida são de nossa inteira responsabilidade. E escolhas produzem consequências, que produzem consequências, que produzem consequências, numa cadeia de acontecimentos ascendentes ou descendentes.

Se positivos ou negativos, dependerá de você.

Se analisarmos rapidamente o comportamento das pessoas que já chegaram no topo e alcançaram o sucesso profissional veremos que tiveram algo em comum durante sua jornada. A Motivação para fazer mais e melhor!

Exatamente o mesmo ingrediente que não encontraremos se procurarmos entre os que fracassaram e ficaram pelo caminho. Motivação!

E a chave para a motivação só pode ser encontrada dentro de você, de cada um de nós. Em nenhum outro lugar. Encontre-a e vire-a o mais rápido possível para que possa corrigir o curso de sua carreira enquanto há tempo.

Não espere por chefes, salários, ambientes, colegas, etc. Estes serão apenas consequência de escolhas e atos baseados na sua MOTIVAÇÃO.

Boa sorte! Deixei seu cometário!

Benhur Debastiani Teixeira

Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta