KANBAN COMO MÉTODO DE ORGANIZAÇÃO

Kanban é um termo que significa literalmente “cartão” ou “sinalização”.

Você já deve ter visto aqueles grandes painéis repletos de post-its de todas as cores, não é? O sistema ainda é o método de organização preferido de muitos.

QUAL SUA ORIGEM?

Como percebemos é um nome de origem japonesa, pois foi justamente na Terra do Sol Nascente que a prática surgiu. Nos anos 60 a fábrica da montadora Toyota que passava por um momento crítico em meio à escassez de recursos e diante da necessidade de se adaptar para acompanhar as mudanças do mercado precisava mudar sua metodologia de gestão e procurar por uma gestão por resultados.

Logo, agilidade e rapidez para criar um novo sistema de manufatura era imperativo. Assim, inspirados pelo livro Today and Tomorrow, de Henry Ford, os gestores da Toyota desenvolveram o método kanban, que nasceu inspirado no sistema de organização e funcionamento dos supermercados americanos, ao recolocar mercadorias nas prateleiras a partir do momento em que elas eram vendidas.

Mesmo que estes blocos de notas coláveis possam parecer arcaicos e ultrapassados ainda são muito utilizados na organização pessoal e até em grandes projetos. Isso acontece porque existe uma importante metodologia por trás de tudo isso.

Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Ou seja, é uma ferramenta de gerenciamento visual que tem como finalidade aumentar a efetividade e a produtividade.

Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

kanban

A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.

O método Kanban está estreitamente ligado ao conceito de “just in time” do qual falaremos em outro post.

EVOLUÇÃO DO SISTEMA

“Mas um método criado nos anos 60 pode ainda funcionar?” De fato, eram outros tempos. Hoje, temos uma infinidade de ferramentas modernas que incluem adaptações do kanban para as plataformas online.

Há também quem faça esse tipo de gestão por e-mail. Mas, pense rápido: assumindo que sua caixa de e-mails esteja lotada, quanto tempo você perde localizando informações de atualizações de status sobre o andamento de projetos?

Certamente é mais rápido e prático substituir a enorme quantidade de e-mails, planilhas e listas de pendências por um quadro, em que apenas a mudança da coluna ou de cor do card aponte o status da tarefa para toda a equipe.

Falaremos em breve!

Benhur Teixeira

Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta