SISTEMA JUST IN TIME ou… ESTOQUE ZERO

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.

 Just in time é um termo inglês que significa literalmente “na hora certa” ou “momento certo”.

O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.

É o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo o sistema Toyota de produção.

Com este sistema o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. Não existe estoque parado.

O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias-primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.

A relação entre Just in time e Kanban

Como já falamos no post anterior “Kanban como método de organização“, o Kanban consiste na marcação dos processos e etapas de uma produção através de cartões ou sinalizadores, como os post-its, por exemplo.

Portanto permite um controle mais acertado sobre os detalhes de uma produção, como informações sobre quando, quanto e o que produzir.

Apenas o citamos novamente nesta matéria para que saibam que este método organizacional foi inicialmente aplicado justamente nas empresas japonesas que funcionavam sob o sistema Just in Time, como a Toyota, por exemplo.

Bom trabalho!

Benhur Teixeira

Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta