Fobia social – sintomas e tratamento

Fobia Social é um transtorno psicológico comportamental caracterizado pelo extremo desconforto, ansiedade e medo que determinado indivíduo sente ao se expor a diferentes ambientes sociais.

Os indivíduos com fobia social sentem uma grande sensação de medo e insegurança em desempenhar qualquer tipo de atividade ou função em público, pois temem a reprovação e julgamento das outras pessoas.

Para evitar essas sensações desagradáveis de grande ansiedade e medo, os fóbicos sociais buscam o isolamento, criando, assim, muitas dificuldades em construírem uma vida social estável.

É comum do ser humano sentir ansiedade social ou timidez em determinadas situações e em diferentes níveis. A fobia social, no entanto, se caracteriza justamente na excessividade da sensação de desconforto ao lidar com certas situações em sociedade.

De acordo com os psicólogos, existem dois tipos principais de fobias sociais: a generalizada (quando o fóbico tem pavor de quase todas as situações sociais) e a restrita (quando o medo está em situações específicas, como falar ou comer em público, por exemplo.

Sintomas da Fobia Social

Entre os principais sintomas que caracterizam a fobia social, destaca-se a sensação de:

  • Falta de ar;
  • Aumento na produção de suor;
  • Tonturas e náuseas;
  • Tremor nos membros (superiores e inferiores);
  • Perda da linha de pensamento;
  • Voz trêmula;

Para as pessoas com fobia social, atividades ou situações corriqueiras da vida em sociedade, como andar, comer, falar ou mesmo escrever em público passam a ser desafios.

Existem diversos aspectos que contribuem para a construção da fobia social num indivíduo, principalmente durante os primeiros anos de vida.

Pais super protetores, experiências traumatizantes e poucas experiências e oportunidades sociais podem ser alguns dos fatores que fazem este transtorno comportamental se desenvolver.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores serão as condições de resposta ao tratamento, assim como diminuirá o período de sofrimento do fóbico.

Tratamento para a Fobia Social

O diagnóstico e o tratamento da fobia social devem ser feitos por psiquiatras e psicólogos, seja a partir de técnicas de cognição (que ajudam os fóbicos a superar os seus medos e ter pensamentos mais positivos sobre determinadas situações) ou com ajuda de medicamentos apropriados.


Até mais!

Benhur Teixeira

Equipe Tête-à-Tête

 

Deixe uma resposta