Hakuna Matata é uma frase do idioma suaíle, uma língua falada na África oriental, que significa “sem problemas” ou “não se preocupe“.

A frase é muito comum em países como a Tanzânia e o Quênia. Costuma ser uma expressão muito utilizada com o sentido de “ok “e “sem problemas”, para responder perguntas.

“Hakuna” significa não há, e mesmo entre falantes, “matata” significa problemas.

Hakuna Matata e O Rei Leão

Essa frase se popularizou com o filme “O Rei Leão”, lançado pela Disney, em 1994. O filme conta a história de um leão, chamado Simba, que perde seu pai em um trágico acidente, então ele decide fugir do lugar onde mora, pois está com medo das maldades que seu tio Scar poderia fazer.

Então, no meio do caminho, ele encontra um javali chamado Pumba e um suricato chamado Timão. Eles se tornam grandes amigos, até que Timão e Pumba ensinam a Simba sua filosofia de vida, intitulada por “Hakuna Matata.”

A lição que eles queria passar para Simba, era a de não se preocupar com nada, apenas aproveitar cada momento, as belezas naturais e se divertir com os acontecimentos da vida.

reileao

Cena do filme o Rei Leão, onde Simba, Pumba e Timão estão cantando a canção “Hakuna Matata.”

Em 1994, a canção Hakuna Matata concorreu ao Oscar de melhor canção, e entrou para o ranking das 100 melhores músicas de filmes pelo American Film Institute.


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête