Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura, sexualidade, condições financeiras, etc. (na imagem acima, pessoas na praia num dia de verão).

O conceito de estereótipo foi criado em 1922, pelo escrito estadunidense Walter Lippmann. É bastante confundido com preconceito, uma vez que estereótipo acabam se convertendo em rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros. Também porque é uma noção preconcebida e muitas vezes automática, que é incutida no subconsciente pela sociedade.

Estereótipo é geralmente um conceito infundado sobre algo e é geralmente depreciativo pois as pessoas se baseiam em opiniões alheias e as tornam como verdadeiras. O Estereótipo também faz parte do racismo, xenofobia e intolerância religiosa.

Existem estereótipos positivos também, por exemplo, o Brasil ser conhecido como o país do futebol, isso demonstra uma grande qualidade da seleção e dos jogadores brasileiros.

Estereótipo de beleza

Um estereótipo de beleza são as noções predominantes de uma sociedade que determinam o que é considerado belo.

Os estereótipos de beleza vão sendo alterados com o tempo. Antigamente, estar acima do peso ideal era o estereótipo de beleza, porque transmitia a ideia de saúde, porque a pessoa tinha boa capacidade financeira e dinheiro suficiente para comer muito.

Com o passar do tempo o estereótipo de beleza foi se modificando. Hoje a maioria das pessoas acha que ser bonito é estar dentro do peso considerado ideal, ou seja, em forma física.


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête