Origem
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu, no século XVIII, durante uma época de ascensão da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos.
O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia, que na mitologia grega era a morada de Pan (deus grego dos bosques, matas e dos pastores).
As principais características do arcadismo são:
– Esta escola literária, caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza.
– Os poetas árcades escreviam sobre as belezas do campo, a tranquilidade proporcionada pela natureza e a contemplação da vida simples.
– Desprezo à vida nos grandes centros urbanos com toda a sua agitação e problemas inerentes a estes locais.
– Os poetas árcades usaram pseudônimos (apelidos) de pastores latinos ou gregos.
O Arcadismo no Brasil: escritores, poetas e principais obras
O Arcadismo chegou ao Brasil na segunda metade do século XVIII. Desenvolveu-se em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais. Foi também neste momento, que ocorre a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais. Desta mesma região, que fervia culturalmente e socialmente, saíram os grandes poetas.
Entre os principais poetas do Arcadismo brasileiro, podemos destacar Cláudio Manoel da Costa (autor de Obras Poéticas), Tomás Antônio Gonzaga (autor de Liras, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu), Basílio da Gama (autor de O Uraguai), Frei Santa Rita Durão (autor do poema Caramuru), Alvarenga Peixoto (autor de Obras Poéticas) e Silva Alvarenga (autor de Glaura).

Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810): importante poeta do arcadismo brasileiro.
Principais características do Arcadismo brasileiro
As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica à vida nos centros urbanos (fugere urbem em latim = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.
Curiosidade: origem e significado da palavra
– A palavra arcadismo deriva da palavra “arcadia”, que era usada nos séculos XVII e XVIII para designar as sociedades literárias do período. Os escritores dessas sociedades utilizam nomes de pastores como espécie de apelido.
Síntese do Arcadismo na Literatura Brasileira:
– Período: século XVIII
– Marco inicial: Obras poéticas (1768) de Cláudio Manuel da Costa.
– Principais características: valorização da natureza e do estilo de vida bucólico. Representou os anseios da vida burguesa.

Cláudio Manuel da Costa: um dos principais poetas do Arcadismo na Literatura Brasileira.
…
Créditos: Elaine Barbosa de Souza
Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002).
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête
Deixe uma resposta