Abrolhos é um arquipélago localizado no Oceano Atlântico a 70 quilômetros ao largo de Caravelas (Bahia). É uma das mais importantes áreas de proteção ambiental do Brasil.

Dados geográficos e outras informações:

– As ilhas do arquipélago estão espalhadas por uma área de, aproximadamente, 912 km².

– Existe no arquipélago o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que é uma área marinha protegida e importante atração turística.

– O arquipélago de Abrolhos é formado por cinco ilhas: Ilha Redonda, Ilha Siriba, Ilha Sueste, Ilha Santa Bárbara e Ilha Guarita.

– O arquipélago está localizado a, aproximadamente, 70 km da costa do litoral baiano.

– Existem muitas formações (recifes) de corais no arquipélago. As principais espécies de corais, presentes nas águas marinhas de Abrolhos, são: corais negros, hidro corais (corais-de-fogo), corais pétreos e octocorais.

– A fauna do arquipélago (parte terrestre) é composta, principalmente, por aves. Entre as principais espécies observadas em Abrolhos, podemos destacar: atobá-branco, atobá-mascarado, atobá-marrom, fragata, benedito e grazina.

Atobás

– O clima no Arquipélago dos Abrolhos é o tropical semiúmido. A temperatura média anual é de 25°C.

Curiosidade:

– O nome Abrolhos foi dado pelos navegadores portugueses no século XVII. Como era uma área com muitas formações de corais, perigosos para as embarcações (risco de naufrágio), eles passaram a chamar a região de “abra os olhos”. Com o tempo, passou para Abrolhos.

Abrolhos é considerado o principal berçário da baleia Jubarte no Oceano Atlântico Sul.

Até mais!

Equipe Tête-à-Tête