Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.

PRINCIPAIS PRODUTOS ORGÂNICOS E SUAS CARACTERÍSTICAS:

1 – Agricultura orgânica: frutas, legumes e verduras

Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.

2 – Carne Orgânica e ovos orgânicos

No tocante à produção de carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Galo e galinhas na parte de cima e ovos na parte de baixo
Ovos orgânicos: galinhas criadas soltas com alimentação natural.

Principais benefícios e vantagens:

– Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;

– São mais saborosos;

– Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;

– A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão de obra.

Principais desvantagens: 

– A única desvantagem, no momento, é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores. Porém, com o aumento da produção, futuramente os preços dos orgânicos poderão ficar mais baixos.


Vamos valorizar. Até mais!

Equipe Tête-à-Tête