O que é a Flor de Girassol:
Girassol é o nome de uma planta. O nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule posicionando a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento.Quando o talo da planta deixa de crescer, o girassol fica parado em direção ao oriente até morrer.

De acordo com a sabedoria popular, a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol. O girassol também pode representar altivez.
Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que ela traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.
Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para ela.
Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria acredita-se que, se forem colocadas sementes de girassol na janela da casa de uma mulher grávida, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.
História do girassol
A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor de girassol. Clítia ou Clície era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a trocou por Leucoteia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, alimentando-se apenas das suas próprias lágrimas.

Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, que continuou seguindo o sol. É assim que a Mitologia grega explica o nascimento da primeira flor de girassol.
A flor de girassol no Espiritismo
Não há na Doutrina Espírita nenhuma menção ao girassol enquanto símbolo. Mas não é incomum encontrarmos em textos de adeptos do espiritismo alusões a essa planta. Nesses textos, o girassol aparece como uma metáfora da vida. A Luz Divina alimenta o espírito, assim como a luz solar alimenta uma flor de girassol.
Da mesma forma como o girassol se movimenta sempre em busca do sol, recomenda-se que as pessoas façam o mesmo na vida, procurando sempre o lado da luz e evitando os vícios e a escuridão. Assim, dá para entender o girassol um exemplo a ser seguido.
Usos do girassol
O girassol pode ser usado para diversas finalidades. Suas sementes são muito nutritivas e são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel, alimentação de pássaros e também para o consumo humano.
Já as flores e o caule da planta são usados na fabricação de uma tintura alcoólica que pode ser utilizada no tratamento de doenças respiratórias e pulmonares.
O girassol ainda pode ser usado na indústria de produtos de higiene e de cosméticos, como ingrediente de cremes hidratantes, lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada na fabricação de papel.
Os girassóis de Van Gogh
Na pintura, destaca-se a série de quadros “Girassóis” do pintor holandês Vincent Van Gogh. Os quadros foram produzidos entre 1888 e 1889 durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.
Van Gogh pintou ao todo sete quadros da série, que são interpretados como a representação da renovação da vida a partir dos ciclos contínuos de vida e de morte.
Doze girassóis numa jarra (1888) – Uma das sete obras de Van Gogh
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête
Deixe uma resposta