O Classicismo foi um movimento literário que se desenvolveu no período do Renascimento Cultural, ou seja, principalmente nos séculos XV e XVI.


Contexto histórico do Classicismo na Literatura:

– Período marcado por grande renovação artística e literária.

– Valorização da cultura antiga da Grécia e de Roma.

– Crescimento das relações comerciais entre as principais cidades europeias.

– Fortalecimento da burguesia comercial como classe social. Muitos desses burgueses passaram a financiar artistas e escritores.

– Renascimento urbano, provocado pelo comércio e êxodo rural.

– Aperfeiçoamento da imprensa, resultando na impressão de mais livros e maior circulação de ideias.

– Período das Grandes Navegações, descobrimentos e conquistas marítimas, principalmente por parte dos reinos de Portugal e Espanha. Aumentou o contato dos europeus com povos desconhecidos de outros continentes (América, África e Ásia).

– Evolução nos conhecimentos científicos na Europa, com avanços na Astronomia, Matemática, Anatomia, Física, Química etc. Nesse contexto, o homem passa a ter maior conhecido da natureza.

– Enfraquecimento da Igreja Católica enquanto detentora única das explicações dos fatos e acontecimentos do mundo físico e espiritual.

– Surgimento, no campo religioso, das Reformas Protestantes (Luterana, Calvinista e Anglicana), que contribuíram ainda mais para a diminuição do poder da Igreja Católica na Europa.

Retratos de Martinho Lutero e João Calvino
Martinho Lutero e João Calvino: os mais importantes líderes da Reforma Protestante do século XVI (período do Classicismo nas Artes e Literatura).



Créditos: Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo – USP (1994).


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête