Gerânio é uma flor com origem na África e Austrália que significa harmonia e carinho.

Estas plantas pertencem aos gêneros Geranium Pelargonium, que fazem parte da família das geraniáceas.

Existem cerca de 300 espécies de gerânios, sendo que muitas delas são originárias de climas tropicais. Originalmente o botânico Lineu catalogou todas as espécies no gênero Geranium, mas em 1789 o botânico Charles l’Héritier dividiu as espécies entre Geranium Pelargonium.

Relativamente ao significado da flor do gerânio, este pode variar dependendo das cores. No entanto, de um modo geral, esta flor está associada à superação pessoal perante difíceis obstáculos. Isto porque apesar de ser uma flor delicada, apresenta uma alta resistência a adversidades (como o frio, por exemplo). O gerânio escuro significa tristeza, o gerânio rosa indica preferência e o gerânio vermelho representa consolo. O gerânio tem uma forte carga sentimental e as cores mais vivas também estão associadas ao romantismo e sensualidade.

Várias espécies são cultivadas com o propósito decorativo, enquanto que outras são cultivadas para extração de tinturas e tanino. Algumas variedades tiveram origem na Europa, como o gerânio-rosa e o gerânio-sanguíneo que são muito comuns em jardins e vasos pela beleza das suas flores.

Os gerânios silvestres são também conhecidos como gerânios brasileiros. Outra variedade muito conhecida é o gerânio-pendente, cujo nome científico é Pelargonium peltatum. Esta planta é muitas vezes colocada em janelas, sacadas e cestas suspensas, graças ao belo efeito visual que provoca.

As flores do gerânio podem apresentar várias cores diferentes e surgem na Primavera e Verão. Esta planta tem uma grande utilidade, principalmente na altura de maior calor, tendo em conta que a sua presença serve para afastar moscas e mosquitos. Uma crença popular afirma também que os gerânios brancos afastam as cobras.


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête