O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva. 

A importância da reciclagem do PET

Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.

Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.

A reciclagem de garrafas PET passa pelos seguintes processos: 

1º) As embalagens PET passam por um processo de lavagem e prensagem.

2º) Os fardos de PET passam por um processo de trituração, resultando em flocos.

3º) Os flocos passam por um processo conhecido como extrusão, resultando em grãos.

4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou produtos plásticos como, por exemplo, embalagens, placas de sinalização, tubos e conexões, cordas de varal, porta lápis, régua plástica, etc.

Garrafas pet amassadas e preparadas para reciclagem
Garrafas PET separadas para o processo de reciclagem.

Artesanato e reutilização

Com criatividade podemos criar em casa vários objetos úteis ou decorativos com garrafas PET como, por exemplo:

– Luminárias

– Vasos para plantas

– Regadores para plantas

– Porta guardanapo

– Banquinhos

– Porta lápis e canetas

– Jogos educativos

– Potes para utensílios 

Você sabia?

– No Brasil, cerca de 54% das embalagens PET são recicladas. (dado relativo ao ano de 2019). Ao ano, são recicladas cerca de 295 mil toneladas de garrafas PET. Material que vai para os aterros sanitários e retorna para a cadeia produtiva, gerando lucros e emprego.


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête