Boca de siri é uma expressão popular utilizada na língua portuguesa quando alguém se compromete em manter segredo sobre determinado assunto, fechando a boca e não contando para ninguém.

Quando um indivíduo conta para outra pessoa algo em caráter confidencial, normalmente pede-se para que este tenha o cuidado de “manter boca de siri”. Esta expressão também é muito utilizada quando alguém conta uma fofoca sobre determinado assunto, pedindo logo em seguida “boca de siri”, ou seja, para que guardem segredo.

Exemplos“Ele conseguiu um novo emprego, mas está mantendo a boca de siri” ou “Todos devem manter a boca de siri sobre a festa surpresa da minha mãe”.

Origem da expressão “boca de siri”

Esta expressão tem origem a partir da anatomia do siri, um crustáceo que vive predominantemente em água salgada. Este animal tem uma boca muito pequena, que dificilmente é possível de ser vista ao olho nu. Outra característica da boca do siri são as pequenas pinças que o crustáceo usa para capturar as suas presas, prendendo-as com a boca e dificilmente largando-as, nem mesmo quando é morto.

Devido a essas duas características do siri – ter a boca pequena e difícil de abrir – a expressão foi adotada pela cultura popular, fazendo uma relação com a necessidade de pedir para “manter a boca fechada”, assim como o siri faz quando captura um animal.

Ainda existem outras expressões populares bastante conhecidas que também são utilizadas no sentido de “guardar sigilo“, como “boca é um túmulo” ou “boca calada é remédio“.


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête