Na floresta temperada estão bem definidas as quatro estações do ano, diferente do que ocorre na floresta tropical, e conta também com rica fauna e flora.

A floresta temperada ocorre em lugares que têm as quatro estações do ano bem definidas. Isso obriga fauna e flora a se adaptarem para sobreviverem ao inverno rigoroso e verão extremo.
Ali ocorrem as sequoias, que são as maiores árvores do mundo, chegando a 90 metros de altura. Também tem ursos que hibernam no inverso e cangurus que carregam os filhotes em bolsas. Tem inclusive os ursos coalas australianos e os pandas gigantes chineses.

Características Principais
A floresta temperada ocorre no Leste da América do Norte, no Centro da Europa e no Leste da Ásia, na Coreia, Japão e partes da China. Na América do Sul se verifica no Chile e no Paraguai. Por fim, sua incidência se dá na Nova Zelândia e Sul da Austrália.
Na floresta temperada há as quatro estações do ano bem definidas, sendo um verão úmido e quente. No outro extremo está o inverno de temperaturas baixas, podendo até nevar. O índice pluviométrico vai de 75 a 100 centímetros ao ano.
As temperaturas oscilam entre -30ºC e +30ºC, o que obriga a fauna e a flora a se adaptarem como podem. Quando o outono chega ao fim, as folhas mudam de cor e se tornam douradas, até caírem. Na primavera as árvores se cobrem novamente de folhas, que atingem seu auge no verão, com a estabilidade da umidade.

Uma flora bem variada
Na flora da floresta temperada há quatro estratos de vegetação. No estrato arbóreo crescem árvores bem altas, posto que chegam a 30 metros de altura. Podemos citar como exemplo a faia, o carvalho e o vidoeiro.
No estrato arbustivo as árvores atingem alturas menores, já que chegam no máximo a 5 metros, a exemplo da amoreira silvestre. O estrato herbáceo contém plantas que reaparecem na primavera, assim como ervas e capins. Já o estrato rasteiro é formado por líquens e musgos.

A fauna bem peculiar
A floresta temperada tem grande diversidade de fauna, sendo que ali se encontram lobo, raposa, javali e variados felinos. Tem também lince urso, veado, esquilo e aves de considerável porte. Para sobreviver ao rigorosismo do inverno, os ursos hibernam e os esquilos guardam comida.
Nas florestas da Austrália vivem os cangurus e outros marsupiais, além dos ursos coalas. Já nas dos Estados Unidos e do Canadá há ursos, cervos e leões da montanha. Na China encontramos os pandas gigantes e vermelhos.
Floresta decídua temperada
É composta por vegetação que integram um dossel denso, o que permite a entrada de luz e resulta em uma vegetação de arbustos sortida.
Quando o rigoroso inverso chega, as aves seguem para regiões mais quentes. Só o pica-pau e chapins fazem ninhos em buracos nas árvores e assim conseguem se aquecer.
Os ursos somente conseguem sobreviver porque hibernam e o organismo consome a gordura armazenada.
Você sabia?
As maiores árvores do mundo estão na floresta temperada, posto que ali se encontram as sequoias (Califórnia), que chegam a 90 metros.
A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête
1 Pingback