A fotografia era somente um hobby para Vasiliev até 2018, mas desde então ela não só vem salvando sua vida como se tornando seu estudo, seu trabalho, seu grande amor – o próprio sentido da vida que foi salva. Para ele, portanto, para combater o efeito do frio e do cenário extremo onde nasceu, uma câmera é o melhor instrumento de calor. “Em Lacútia o inverno é longo e gelado. Se não fosse pelas necessidades cotidianas, as pessoas iriam escolher ficam dentro de casa o tempo todo, tomando chá quente e esperando a primavera”, ele diz. “No inverno a vida praticamente para, e nos finais de semana não tem quase ninguém nas ruas”.

Um morador de Lacútia e seu gato
morador tomando um sol com seu gato
Uma moradora de Lacútia em casa

O frio e a solidão parecem ser temas incontornáveis das fotos, assim como a relação com os animais e entre – poucas – pessoas: como meios para aplacar o isolamento natural.

Uma moradora de Lacútia em casa
Duas pessoas se aquecendo em Lacútia, na Rússia
Ruas congeladas de Lacútia, na Rússia
Moradora de Lacútia, na Rússia, com o rosto coberto de neve
Uma moradora de Lacútia posando com seu gato
Uma moradora de Lacútia e seu gato

o maior estado autônomo do mundo

O longo e rigoroso inverno se tornou praticamente uma marca da República de Sakha, que é o maior estado autônomo dentro de uma nação do mundo, com mais de 3 milhões de quilômetros quadrados. Apesar de tudo, a região tem internet,  cinema, um museu e uma livraria, além de uma incrível natureza ao redor

O frio e o escuro em Lacútia, na Rússia

“A natureza é muito imporante na vida de meu povo”, diz Vasiliev, referindo-se a uma população amplamente dividida entre o povo Sakha, os russos, os ucranianos, os evenkis, os Iacutos, os Evens, os Tártaros, os Buriates e os Quirguizes. Seu trabalho sobre o local onde nasceu e cresceu segue em progresso, assim como ele mantém aberto o convite à sua região. “Venha visitar a Lacútia e você irá ver o quão incrível é esse lugar. Você nunca irá esquecer dessa viagem em sua vida”, promete.

Duas crianças com trajes típicos em Lacútia, na Rússia
Morador da Lacútia em uma feira na região da Rússia
Mercado local


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête