A tela Os comedores de batata ilustra a hora do jantar, às sete da noite (marcada no relógio de ponteiro situado na parede à esquerda do quadro). Na mesma parede da sala onde está o relógio vê-se também uma imagem religiosa, o que nos dá mais pistas sobre essa família.

Os comedores de batatas

A mesa estava composta por homens e mulheres que trabalhavam na terra. As mãos (fortes, ossudas) e os rostos (cansados, calejados pelo esforço) são os protagonistas da tela. Van Gogh pretendia pintá-los como eram, fazendo um registro da vida doméstica.

O que está no centro da mesa – o jantar – são batatas (daí o nome da tela). Todo o quadro é pintado com o tom da cor da terra e a imagem contrasta o claro e o escuro (repare como a luz no primeiro plano ilumina a mesa de refeição enquanto o fundo permanece sombrio).

A pintura é considerada por muitos como a primeira obra-prima de Van Gogh e foi feita quando o artista ainda morava com os pais. Diz-se também que a tela teria sido feita sob a inspiração dos trabalhos de Rembrandt, um dos maiores pintores holandeses.


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête