Nome CompletoJesus Cristo de Nazaré
Como/pelo que é mais conhecidoProfeta
Data Nascimento25/12/7
Data Falecimento10/04/33
25 anos, 3 meses
Local NascimentoBelém, Judeia, Império Romano

Jesus de Nazaré, além de uma entidade religiosa, foi uma figura histórica. Trata-se de um homem de origem judaica nascido na Galileia na primeira metade do século I, foi carpinteiro, discípulo de João Batista e um resistente da ocupação romana na Judeia, até se tornar imagem central da religião cristã.

Acreditam que Jesus passou pelo menos um ano sendo rabino na região do Mar da Galileia, antes de sua crucificação, supostamente na Páscoa de 30 d.C., como forma de resistência às elites que dominavam Jerusalém.

Jesus era considerado um profeta e disseminador de uma ética religiosa, e suas parábolas eram considerados reflexões sobre Deus e a resistência em uma realidade de opressões políticas. Por esse motivo, foi perseguido pelas autoridades da Judeia e condenado à morte por crucificação pelos romanos, governados por Pôncio Pilatos. Segundo a tradição religiosa, Jesus teria retornado da morte como Rei dos Judeus três dias após o óbito.

Historicamente, não se pode dizer que Jesus morreu com 33 anos”, explica Ramón Teja Casuso, professor de História Antiga da Universidade da Cantábria. “Cada povo parte de seu feito mais importante para medir o tempo”.


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête