Criado em 1963, a obra Whaam! é uma tela feita com tinta acrílica e óleo baseada em uma imagem publicada no ano anterior na revista em quadrinhos All American Men of War, da DC Comics. Lichtenstein foi celebrado por utilizar imagens bastante comerciais como as presentes nos quadrinhos e nos anúncios e que, via de regra, alcançavam o grande público.

whaam

Essa peça particular – Whaam! – ficou conhecida como um dos ícones da pop art.

Descubra abaixo a imagem que serviu de influência para a obra do pintor norte-americano:

Imagem presente na revista All American Men of War (da DC) que serviu de inspiração para a composição de Whaam!
Imagem presente na revista All American Men of War (da DC Comics) que serviu de inspiração para a composição de Whaam!

Lichtenstein se interessava por conteúdos que fossem relacionados ao amor ou à guerra sobretudo se fossem retratados de uma maneira mais fria e impessoal. Esse é o caso de Whaam!, que trata de uma ação militar.

Na parte esquerda do trabalho vemos um avião militar disparando um foguete e, na parte direita, vemos o alvo a ser atingido explodindo em chamas. O nome do trabalho é em homenagem à onomatopeia que figura na tela.

Uma curiosidade: Whaam! está, de certa forma, relacionada à vida do artista. Lichtenstein serviu no exército americano na Segunda Guerra Mundial tendo feito exercícios antiaéreos. O tema da guerra – e especialmente da aviação militar – era, por esse motivo, caro ao artista. Whaam! pertence a uma série de trabalhos que Lichtenstein dedicou à guerra, as obras foram produzidas entre 1962 e 1964.

Whaam! foi exibido pela primeira vez no ano de 1963, na Galeria Leo Castello (Nova Iorque). Desde 1966 a obra pertence ao acervo da Tate Modern (Londres).

fonte: culturagenial.com/Rebeca Fuks-Doutora em Estudos da Cultura


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête