Sandwich and Soda foi uma gravura criada em 1964 reproduzida numa edição de 500 exemplares.

Impressa em plástico, é uma das primeiras estampas pop de Lichtenstein, e a primeira a ser feita em uma superfície diferente de papel. A gravura abaixo se distingue pelo uso de inovações técnicas e materiais experimentais pelo artista.

Sandwich and Soda

O modo de fazer utilizado pelo pintor no trabalho acima estava mais ligado à prática comercial do que às artes plásticas. Screenprinting foi um processo originalmente criado no início do século XX para fabricar etiquetas impressas em bens de consumo. A superfície em si na qual o artista imprimiu a sua imagem não é um papel de impressão tradicional, trata-se de uma folha de acetato sem qualquer ligação com aquilo que era considerado material artístico.

A imagem escolhida para ser representada está diretamente relacionada ao cotidiano da cultura ocidental. O artista trabalha com um estilo realista e simplifica os detalhes dos objetos, reduzindo as suas cores para azul e branco. De leitura fácil, o público vê reproduzido um sanduíche e um refrigerante, que dão nome ao título do trabalho (Sandwich and Soda).

Desde 1996, um dos exemplares da gravura Sandwich and Soda encontra-se na coleção permanente do Tate (Londres).


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête