Olimpíadas ou Jogos Olímpicos são competições de diferentes modalidades esportivas que são realizadas a cada quatro anos, onde participam atletas de todos os continentes do mundo.

O termo no singular – Olimpíada – também costuma ser utilizado para se referir ao hiato de quatro anos existente entre duas edições dos Jogos Olímpicos.

O principal objetivo das Olimpíadas e fomentar a união entre todas as nações do planeta, assim como sugere os Anéis Olímpicos, um dos principais símbolos das Olimpíadas.

As Olimpíadas são carregadas de ritos tradicionais como o translado da tocha, o acendimento da pira olímpica, a entrega das medalhas, as cerimônias de abertura e de encerramento, entre outros.


História das Olimpíadas

Originalmente, os Jogos Olímpicos aconteciam na cidade grega de Olímpia (daí o nome do evento), entre o século VIII a.C e o século V a.C, onde vários competidores participavam de jogos em homenagem à honra de Zeus (deus dos deuses), e da deusa Hera (deusa da maternidade).

Entre algumas das modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos da Antiguidade estavam: o arremesso de dardos, lançamento de disco, lutas, corridas, entre outras.

Em 1894, o historiador francês Pierre de Coubertin (conhecido como Barão de Coubertin), inspirado nas histórias sobre as Olimpíadas da Grécia Antiga, fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI), órgão responsável por organizar os Jogos Olímpicos da Modernidade.

O COI decide quais modalidades podem participar dos jogos. Os critérios para que um esporte possa se tornar olímpico são: ser praticado por homens de 4 continentes e em pelo menos 75 países e mulheres de 3 continentes em ao menos 40 países.

O lema das olimpíadas é representado pela expressão latina Citius, Altius, Fortius; que significa “mais rápido, mais alto, mais forte”.

Em 2021, o COI decidiu incluir a palavra communis (“juntos”) no final da frase. O novo lema das olimpíadas é: citius, altius, fortius – communis (“mais rápido, mais alto, mais forte – juntos”), a entidade explicou que a mudança adéqua o tradicional lema aos novos tempos.

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foram realizados em 1896, na cidade de Atenas, na Grécia, reunindo participantes de 13 países.

Atualmente, as Olimpíadas reúnem milhares de competidores de quase todos os países do planeta, sendo considerado um dos eventos esportivos mais importantes do mundo.

Movimento Olímpico desencadeou uma série de outros eventos, como os Jogos Olímpicos de Inverno, os Jogos Paralímpicos, e os Jogos Olímpicos da Juventude, por exemplo.


Tokyo 2020

Logos dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Logos dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

As Olimpíadas de Tóquio 2020, só foram realizadas em 2021 devido à pandemia da Covid-19. É a primeira vez na história dos jogos que a olimpíada é disputada no ano seguinte.

O evento ocorre na capital do Japão entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, um ano depois do previsto.

As mascotes dos jogos são:

Miraitowa (mirai em japonês, significa “futuro” e towa, “eternidade”)

Miraitowa - Mascote Olimpíadas de Tóquio 2020
Miraitowa, mascote dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Someity (de someiyoshino, uma cerejeira tradicional do Japão e a frase em inglês So might, que significa “muito poderoso”) para representar as Paralimpíadas.

Someity- Mascote dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020
Someity, mascote dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Modalidades das Olimpíadas

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio serão disputadas 46 modalidades, são elas:

  1. Atletismo
  2. Badmínton
  3. Basquete
  4. Basquete 3×3
  5. Beisebol/Softbol
  6. Boxe
  7. Canoagem Slalom (circuito)
  8. Canoagem de Velocidade
  9. Ciclismo corrida BMX
  10. Ciclismo freestyle BMX
  11. Ciclismo de estrada
  12. Ciclismo de pista
  13. Ciclismo mountain bike
  14. Escalada
  15. Esgrima
  16. Futebol
  17. Ginástica artística
  18. Ginástica rítmica
  19. Ginástica trampolim
  20. Golfe
  21. Handebol
  22. Hipismo
  23. Hóquei sobre grama
  24. Judô
  25. Karatê
  26. Levantamento de peso
  27. Luta olímpica
  28. Maratona aquática
  29. Nado sincronizado
  30. Natação
  31. Pentatlo moderno
  32. Polo aquático
  33. Remo
  34. Rugby
  35. Saltos ornamentais
  36. Skate
  37. Surfe
  38. Taekwondo
  39. Tênis
  40. Tênis de mesa
  41. Tiro com arco
  42. Tiro esportivo
  43. Triatlo
  44. Vela
  45. Vôlei
  46. Vôlei de praia

Até mais!

Equipe Tête-à-Tête