A pintora renascentista italiana foi a primeira mulher que se tem notícia a conquistar fama internacional. Muito admirada pelos seus contemporâneos, Sofonisba Anguissola (1532-1625) chegou a ser elogiada por Michelângelo. Ela abriu caminho para outras mulheres do seu tempo que começaram a ser aceitas nas escolas de arte graças ao seu trabalho precursor.

A temática das telas da pintora renascentista costumava girar em torno das tarefas domésticas, dos retratos de família e das situações cotidianas. Encontramos também muitos autorretratos, registros do lar e uma série de representações da Virgem Maria.

The Chess Game

The Chess Game foi pintado em 1555, é um óleo sobre tela e atualmente pertence à uma coleção do National Museum in Poznań. Na obra vemos os três irmãos da pintora (Lucia, Europa e Minerva) sendo observados pela governanta enquanto jogavam xadrez.

A irmã mais velha, a esquerda, encara o espectador da tela e parece assumir a postura de quem venceu o jogo. A irmã do meio, à direita do quadro, a olha com um misto de admiração e espanto. A mais nova, ao fundo, provavelmente fora da partida, encara a irmã mais próxima com um olhar ingênuo e divertido.

É de se ressaltar o talento de Sofonisba para reproduzir as estampas – especialmente das roupas e da toalha da mesa – com textura e extremo detalhe.

Fonte:culturagenial


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête