Paul Gauguin (1848 — 1903) foi um artista francês que se dedicou sobretudo à pintura, embora também tenha trabalhado com outros meios como a escultura e a cerâmica. Integrando o período pós-impressionista, o pintor trouxe um ponto de vista singular ao mundo da arte, tendo sido uma grande influência para as gerações seguintes.

Mulheres do Taíti.

O quadro de 1891, que se encontra exposto no Museu de Orsay, em Paris, retrata duas mulheres sentadas na areia. A obra foi pintada no período em que o artista passou no Taiti, tendo se inspirado profundamente no país e na sua cultura.

Com cores fortes e vivas, a tela retrata as jovens olhando para o “nada”, como se estivessem perdidas nos próprios pensamentos. Uma delas segura as fibras que irá usar para tecer cestos, algo que fazia parte das tradições do povo.

A obra parece contar um pouco da história do Taiti que havia sido colonizado. Enquanto uma das adolescentes usa um traje local, o vestido da outra denota a influência dos costumes ocidentais. No mesmo período, o artista pintou uma obra muito semelhante, intitulada de Parau api .

Créditos:CarolinaMachado/culturagenial


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête