Mocorongo é uma palavra típica do vocabulário popular brasileiro, sendo mais comum como um sinônimo de “caipira” ou pessoa que vive na roça.

No entanto, este termo pode ter diversos outros significados distintos, dependendo do contexto em que é empregado.

Também são chamados de mocorongo os indivíduos naturais ou que vivem na região do Rio Tapajós, além daqueles que nasceram na cidade de Santarém, no estado do Pará.

Segundo alguns estudos etimológicos, o verdadeiro significado do termo mocorongo tem raízes a partir da cultura indígena, como sinônimo de humildade e receptividade.

Porém, atualmente, o principal sentido atribuído a esta palavra é pejorativo, pois costuma adjetivar indivíduos com comportamentos desajeitados, considerados estúpidos, bobos ou com um raciocínio lento.

Mocorongo também é um nome muito usado no interior de alguns estados da região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, principalmente para designar os trabalhadores rurais. No entanto, costuma-se utilizar este termo para chamar, pejorativamente, o caipira ou uma pessoa mulata da região da serra.

Por causa da associação negativa do nome, os nascidos em Santarém, no Pará, acabaram adotando o gentílico “santareno” para denominar os indivíduos que são naturais desta cidade.


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête