Balder – O deus da luz

Balder

Balder é o deus da luz e da pureza, considerado o mais amado entre os deuses e louvado por sua beleza e graça. Ele é filho de Odin e Frigg, e irmão gêmeo de Hod, o deus cego.

Um dia, Balder passou a ser atormentado por estranhos pesadelos, um sinal de sua morte iminente, e isso acabou perturbando todos os deuses. Depois de muito investigar, Odin descobre das völva (sereias feiticeiras do submundo) o destino de Balder e toma algumas precauções para evitá-lo, enviando Frigg com a missão de obter um juramento de todos os seres vivos e não vivos de que jamais fariam mal a Balder. Porém, Loki se disfarça de mulher e tem uma conversa com Frigg, descobrindo que todos os seres, à exceção de uma pequena planta, o visco, prestaram juramento, pois Frigg a julgara pequena e inofensiva por esta ser ainda muito jovem.

Aconteceu então uma festa em que todos os deuses se divertiam atirando toda sorte de coisas em Balder, as quais sempre se desviavam de seu alvo. Havia um, porém, que não participava da brincadeira, Hod, o irmão cego de Balder. Loki, disfarçado, pergunta a Hod por que ele também não participa da festa, e este responde que não sabia em que direção atirar. Aceitando a sugestão de Loki, Hod atira uma flecha feita de um ramo de visco no coração de Balder, que no mesmo instante cai morto.

Porém, a mitologia nórdica conta que durante o Dia do Julgamento (Ragnarok), o submundo irá se abrir. Então, Balder e Hod governarão juntos sob os nove reinos.


Vidar – O deus da vingança

Vidar

Vidar é o segundo mais forte de todos os Æsir, filho de Odin e da gigante Grid. Apesar de toda sua força, ele é um deus pacífico, que vive em um grande salão em Asgard chamado Vidi.

Vidar é um dos poucos deuses que irá sobreviver ao Ragnarok. É ele quem vinga a morte de seu pai, matando o temível lobo Fenrir.

Fonte:hipercultura


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête