A arte latino-americana é cheia de história, potencial e grandes vanguardas, a exemplo do que fizeram os pintores mexicanos no início do século XX.

Por meio do muralismo, alguns dos principais artistas mexicanos famosos, como Diego Rivera e José Orozco, puderam capturar a essência da transformação que ocorria na sociedade e democratizar a arte para que ela fosse acessível a todas as pessoas.

Além deles, entre os pintores mexicanos famosos, destaca-se obviamente a vida e obra de Frida Kahlo, também atuante no início do século XX e a artista mais famosa de seu país.

Conheça melhor a história de 5 artistas mexicanos famosos e as contribuições do muralismo para a história da arte do México.


OS 5 PRINCIPAIS ARTISTAS PLÁSTICOS MEXICANOS FAMOSOS

A história da arte mexicana é muito rica, especialmente a do início do século XX, época na qual foram projetados internacionalmente alguns dos mais influentes artistas mexicanos que são reconhecidos até hoje. Entre eles, destacamos cinco nomes.

1 – FRIDA KAHLO

A artista Frida Kahlo (1907-1954) é a pintora mexicana mais admirada internacionalmente, apesar de sua fama ter sido impulsionada a partir da década de 1970, mais de dez anos após sua morte, quando foi redescoberta por historiadores da arte e ativistas políticos. Nos anos 1990, ressurgiu como ícone do movimento chicano, feminista e LGBTQ+.

Suas obras incluem muitos retratos e autorretratos, que demonstram as inquietações ao longo de sua  vida , além da inspiração em elementos da natureza e artefatos da cultura popular mexicana.

Frida Kahlo se tornou reconhecida por explorar questões de identidade, gênero, classe, raça e pós-colonialismo por meio do estilo arte popular Naïf. Além disso, misturava o realismo e a fantasia com imagens autobiográficas. Isso fez com que alguns críticos a definissem como surrealista ou realista mágica.

Entre os destaques da sua carreira estão o sucesso internacional que fez nos anos 1930, com exposições em Paris e Nova York, e o fato de ter sido a primeira artista mexicana a ser apresentada em uma coleção do Louvre, que comprou uma de suas obras na década de 1940.

A vida pessoal da artista, no entanto, foi conturbada. Casou-se duas vezes com Diego Rivera, um dos pintores mexicanos mais famosos, em 1929 e 1940, uma relação considerada problemática.

Antes disso, em 1925, sofreu um acidente de ônibus que deixou severas sequelas, tendo que operar e reconstruir o corpo todo, além de usar coletes ortopédicos. Com a saúde frágil, faleceu aos 47 anos de idade vítima de uma pneumonia.


2 – DIEGO RIVERA

Diego Rivera (1886-1957) também é um dos pintores mexicanos mais famosos da história. Foi casado com quatro mulheres, entre elas Frida Kahlo, relação que se tornou a mais icônica.

A sua carreira foi impulsionada por uma bolsa de estudos que recebeu para passar uma temporada na Europa, onde ficou de 1907 a 1921. Durante esse tempo, teve contato e aprendeu com renomados artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e Antoni Gaudí, grandes influenciadores de sua obra.

Entre as suas criações, destacam-se os gigantescos murais que contam a história política e social do México, resultados do seu forte engajamento político. Por conta disso, inspirava-se em retratar a vida e mostrar o trabalho do povo mexicano.


3 – JOSÉ OROZCO

Outro dos maiores pintores mexicanos é José Orozco (1883-1949), que também fez parte do movimento muralista no país.

Entre suas principais habilidades estavam a pintura de cavaletes, a aquarela, o desenho e a caricatura.

A temática central de sua obra é a revolução social. Para isso, misturou influências estéticas como o realismo expressionista, as tradições artísticas mexicanas e a arte renascentista italiana.

Podemos citar como suas principais criações a pintura do teto da Câmara Legislativa de Guadalajara, em 1928, e a série de óleos “Queensboro Bridge”, “Winter” e “The Subway”, em Nova York, no ano anterior.


4 – DAVID ALFARO SIQUEIROS

David Alfaro Siqueiros (1896-1974) também dedicou boa parte de sua carreira à pintura de murais.

Para ele, a relação entre a revolução e o povo mexicano foi o grande tema propulsor de suas obras, assim como para outros artistas plásticos mexicanos famosos. Dessa forma, a comunidade é a protagonista da luta por uma sociedade melhor.

Por conta de sua arte engajada pela transformação social, foi ganhador do Prêmio Lênin da Paz em 1966. Entre as suas principais obras estão: Las Víctimas de La Guerra (1939), Las Víctimas del Fascimo (1939) e The Revolution (data não especificada).


5 – RUFINO TAMAYO

A trajetória artística de Rufino Tamayo (1899-1991) foi tão importante para a história do México que há um museu na capital do país que leva seu nome.

Este premiado artista dá nome a um dos centros de arte contemporânea mais modernos do mundo, que conta com obras de mais de 150 artistas internacionais.

Por meio de cores vivas e uma arte despretensiosa, Rufino Tamayo foi capaz de capturar o espírito da época em que viveu, além de dedicar-se à pintura de murais.

Um dos marcos mais impressionantes de sua carreira foi a venda da tela “America” (1955) por mais de 6 milhões de dólares, em 2008, num leilão da Sotheby’s em Nova York.

Além disso, o reconhecimento do trabalho deste, que é um dos maiores pintores mexicanos da história, se deu por premiações como o Prêmio Internacional de Pintura na II Bienal de São Paulo (1953) e o Prêmio Nacional de Artes do México (1964).


O QUE RETRATAM AS PINTURAS DE ARTISTAS MEXICANOS FAMOSOS?

Como podemos ver, um movimento artístico muito importante e que foi alicerce na carreira de alguns dos principais pintores mexicanos, como Diego Rivera, José Orozco e David Alfaro Siqueiros, foi o muralismo.

Esse movimento de vanguarda artística foi reconhecido como um dos mais significativos do século XX e talvez o mais importante da história recente mexicana.

O seu principal objetivo era tornar a arte acessível ao povo mexicano, atingindo todas as camadas da população com uma mensagem de otimismo e empatia em relação à humanidade.

O desenvolvimento do muralismo foi feito por pintores mexicanos depois da Revolução Mexicana, impulsionados por um desejo de transformação radical.

Por meio de suas obras monumentais e realistas, expressavam o orgulho de um passado indígena e ideias sobre arte nacional e popular, ocupando espaços públicos.

As principais inspirações foram as culturas maia e asteca, o folclore mexicano do período colonial, além das contribuições de vanguardas artísticas europeias como o expressionismo. Por meio dessa mistura, criaram uma arte original, moderna e autenticamente mexicana.

Veja abaixo algumas das pinturas de artistas mexicanos mais famosas.

5 OBRAS DE PINTORES MEXICANOS

AS DUAS FRIDAS – FRIDA KAHLO/1939

As duas Fridas - Frida Kahlo

Crédito: Google Arts and Culture


MURAL DE EXPLORAÇÃO DO MÉXICO PELOS CONQUISTADORES ESPANHÓIS – DIEGO RIVERA/1929-1945

Mural de exploração do México pelos conquistadores espanhóis - Diego Rivera

Crédito: Wikipédia


MURAL “OMNISCIENCIA” – JOSÉ OROZCO/1925

Mural "Omnisciencia" - José Orozco

Crédito: Wikipédia 


THE REVOLUTION – DAVID ALFARO SIQUEIROS/ANO NÃO ESPECIFICADO

The Revolution - David Alfaro Siqueiros

Crédito: WikiArt


AMERICA – RUFINO TAMAYO/1955

America - Rufino Tamayo

Crédito: WikiArt

Fonte:laart.art


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête