Paris é conhecida por ser o berço de vários movimentos importantes da história, principalmente os de correntes de vanguarda. Logo, não é de espantar que conte com uma lista de respeito de pintores franceses famosos. 

Quer saber quem são esses pintores franceses famosos e conhecer suas obras mais icônicas? Então, coloque uma boa música ao fundo, pegue uma taça de vinho (ou uma xícara de chá) e não desgrude desse texto!


PINTORES FRANCESES FAMOSOS E IMPORTANTES PARA A ARTE BRASILEIRA 

Formada por um grupo de artistas franceses, a Missão Artística Francesa representou um dos grandes marcos na arte tupiniquim, pois revolucionou conceitos e estéticas e  apresentou novas técnicas.

Na verdade, ela também foi além disso, uma vez que foi fundamental também para modernizar o ensino acadêmico no país. 

Nesse contexto, alguns artistas franceses se destacaram pela relevância e grau de influência, como:


NICOLAS-ANTOINE TAUNAY (1755- 1830)

Nicolas-Antoine Taunay chegou ao Brasil em 1816 e viveu por aqui até 1821. Apesar da curta permanência no Brasil, ele foi uma figura essencial para desenvolver a arte brasileira, principalmente em relação à  pintura de paisagem de pequenas dimensões, um estilo em que era especialista. 

Entre suas obras mais emblemáticas, podemos citar “Largo da Carioca” (1816).

artistas franceses

Crédito: Wikipédia 


JEAN-BAPTISTE DEBRET (1768-1848)

Jean-Baptiste Debret foi um dos fundadores da Missão Artística Francesa no Brasil. Além de pintor, foi gravador e professor, tendo lecionado na Academia de Belas Artes. 

Perito em retratar as paisagens naturais do país e sua fauna e flora, o trabalho desse artista ficou bastante conhecido por espelhar a realidade do Brasil colonial, por meio da representação de cenas bastante fortes do dia a dia da aristocracia e dos escravos. 

Sua pintura “O Jantar” (1820) é um belo exemplo de seu trabalho. 

missão artística francesa no brasil

Crédito: Wikipédia 


2 PINTORES IMPRESSIONISTAS FRANCESES FUNDAMENTAIS PARA A HISTÓRIA DA ARTE

Se vamos falar sobre fama, jamais podemos nos esquecer de dois nomes que marcaram a história, como os de Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir. Afinal, eles foram dois dos maiores pintores impressionistas franceses. 

CLAUDE MONET  (1840- 1926)

Claude Monet, sem dúvida alguma, foi um dos maiores representantes do impressionismo, senão o maior. Afinal, a palavra impressionista surgiu de um dos seus quadros mais famosos “Impressão, nascer do Sol” (1872). 

Mestre em capturar as cenas e as paisagens do cotidiano, e habilidoso em suas pinceladas rápidas e delicadas, Claude Monet soube destacar a luz e as cores em suas telas como poucos. 

pintores impressionistas franceses

Crédito: Wikipédia 


PIERRE-AUGUSTE RENOIR  (1841- 1919)

Nessa lista de pintores franceses famosos, não poderíamos deixar de citar Pierre-Auguste Renoir. Afinal, ele foi o responsável, junto a Claude Monet, pelo desenvolvimento da arte impressionista. 

Dono de um estilo inconfundível, ele abraçou as nuances de luz em sua paleta de cores, dando às suas pinturas um aspecto de calor e sol. 

Além dos retratos de paisagens, seu trabalho foi bastante marcado pela presença feminina e de figuras infantis. 

“O baile no Moulin de la Galette” (1876) é uma de suas telas mais conhecidas e bonitas. 

Considerando a elevada técnica que ele utilizou para criar essa peça, é possível entender por que Pierre-Auguste Renoir faz parte dessa seleção de pintores franceses famosos, não é mesmo?

pintores impressionistas franceses

Crédito: Wikipédia 

Fonte:laart.art


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête