Mulheres de Argel em seu apartamento (em francês: Femmes d’Alger dans leur appartement) é o título de duas pinturas de óleo sobre tela do pintor orientalista francês Eugène Delacroix.

Mulheres de Argel, 1834 - Eugène Delacroix
Romantismo – 180 x 229 cm – Museu do Louvre

A primeira versão de Delacroix das Mulheres de Argel foi pintada em Paris em 1834 e está localizada no Museu do Louvre. O segundo trabalho, pintado 15 anos depois, entre 1847 e 1849, está localizado no Museu Fabre, em Montpellier, França. Os dois trabalhos descrevem a mesma cena: quatro mulheres juntas em uma sala fechada. Apesar do cenário semelhante, as duas pinturas evocam sentimentos completamente diferentes através da representação das mulheres. O trabalho anterior de 1834 de Delacroix captura a separação entre as mulheres e o espectador. A segunda pintura, em vez disso, convida o espectador para a cena através do cálido e convidativo olhar da mulher.

As Mulheres de Argel, juntamente com as outras pinturas orientalistas de Delacroix, inspiraram muitos artistas de gerações posteriores. Em 1888, Vincent van Gogh e Paul Gauguin viajaram para Montpellier para ver a versão de Delacroix de 1849 da obra. A pintura serviu como fonte de inspiração para os impressionistas posteriores e uma série de 15 pinturas e vários desenhos de Pablo Picasso em 1954.

Fonte:wikiart


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête