A Virgem de Lucca é uma pintura a óleo sobre tela do pintor flamengo Jan van Eyck , que provavelmente se originou entre os anos de 1432 e 1441. O seu nome deve-se pela coleção do rei  Carlos II de Parma e Lucca.

Renascimento nórdico –  Städel museum

A tela tem as dimensões de 65,5 centímetros por 149,5 centímetros. A imagem retrata uma Madonna sentada em um trono de madeira, coroada por um dossel, que nutre o bebê cristo. Esta forma por muitas vezes também é chamada de “Maria Ladans”. No século 14, substituiu a representação idealista de Maria como uma rainha celestial, pois era a característica do alto gótico.

As figuras da pintura são três placas de madeira de carvalho, que estão dispostas verticalmente. O pequeno tamanho da imagem sugere que se destinava a uma imagem devocional privada. O dono da pintura é desconhecido. Hoje ela está localizada no Museu de Sätdel, em Frankfurt, na Alemanha, e é uma das obras mais importantes dessa coleção.

O espaço mostrado é estreito e predominando o trono na parte central. Nos cantos do quarto, existem colunas de três colunas, que na parte superior são pouco perceptíveis para o espectador. A parede lateral esquerda do visualizador é perfurada por uma janela alta com pedras límpidas. No peitoril da janela encontram-se dois frutos, que não são claramente identificáveis. Na maioria das descrições de fotos, os frutos são chamados de maçãs, mas podem igualmente ser interpretados como laranja. De acordo com o entendimento histórico-artístico de hoje, a interpretação da imagem é de suma importância em relação a qual fruto é, uma vez que ambos também apontam para o paraíso e, neste contexto, tem um simbolismo semelhante. No lado direito da parede tem uma janela que parece muito com um espelho. Há um castiçal vazio e uma garrafa de vidro pela metade na prateleira. Na borda há uma tigela grande cheia de água ou um lavatório. Um óculos é indicado obliquamente acima da janela ou o nicho da parede. Somente as entradas de parede são visíveis para o observador; o resto é cortado da borda da imagem.

O piso da sala consiste em azulejos azul e branco e com formas geométricas. Um tapete vermelho cobre a base do trono e esconde a maioria das telhas. Semelhante aos azulejos, o tapete em vermelho, verde, azul e amarelo também possui um padrão geométrico. O final do tapete não é visível para o espectador. É cortado da borda da imagem.

Do trono de madeira, apenas nas partes da base, os braços e as partes do encosto são visíveis. Os braços e os encostos são coroados com as figuras de leão. Jan van Eyck pintou-os para que eles lembre o bronze fundido. O dossel do trono consiste de um tecido, cujo fundo azul é um padrão estilizado de verde e ouro. O dossel termina em uma franja fina. O mesmo tecido que o dossel cobre a parte de trás do trono, mas as flores estilizadas brancas e brancas uniformemente são intercaladas. O azul-verde da cobertura de tecido também é repetido no manto de Maria e nos ornamentos do tapete. 

A camisa branca e quase transparente que Maria usa sob o manto é reconhecível apenas por uma borda fina, visível no decote. A cor básica do manto é azul e toca a cor do tecido, que consiste no dossel e na parte de trás do trono. No decote, o manto tem uma bainha amarela. A manga esquerda deste manto termina em uma faixa de peles estreita e dá um olhar claro sobre uma manga vermelha ajustada de uma segunda camisa ou saia usada por Maria sob a túnica. O final da luva direita da manta está escondido pelo manto coberto de tecido, que quase completamente, envolve a figura da Virgem. A cor deste manto – também chamado de feno – com suas dobras ricas é vermelha. As costuras do manto são com pérolas, pedras preciosas e bordados de ouro concebido. Pérolas também são encontradas no diadema estreito, que segura os cabelos castanhos claros de Mary acima de sua testa. No meio deste diadema é uma única gema vermelha, cercada por seis pérolas. O cabelo de Maria cai sobre seus ombros, aberto e ondulado. No dedo anelar da mão esquerda, ela usa um amplo anel dourado, no meio do qual é uma pedra azul. Acima disso, há um segundo anel dourado.   camisas e as vestes estão abertas. Com a mão esquerda, Maria alcança o filho de Jesus; O olhar de seus olhos abatidos é dirigido ao rosto da criança.

Fonte:wikiart


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête