Durante as conversas online, é comum abreviarmos algumas palavras para que possamos nos comunicar mais rápido. Apesar de certas abreviações serem simples e conhecidas, como o “vc” ou “tbm”, algumas das novas gírias usadas podem causar certa confusão. Seja pela sua complexidade ou por serem em outros idiomas.

Para que não se perca durante as conversas, segue uma lista com as principais gírias e siglas usadas no WhatsApp, desde as mais simples às mais complicadas.


PPRT: Abreviação para “papo reto”. Usada para dizer que vai falar a verdade, sem enrolação. Por exemplo: “Vou mandar um pprt agora”.


RS: Significa risos. Pode ser usada para indicar uma risada normal, mas geralmente é usado no fim de frases para indicar ironia. Por exemplo: “Tudo bem, eu nem queria ir lá mesmo, rs”.


TMJ: Abreviação de “tamo junto”. Usado para mostrar apoio a alguém. Por exemplo: “É isso aí, irmão, tmj”.


PDP: Significa “pode pá”. É usado como modo de confirmar ou concordar com alguma coisa, como o “partiu” ou “claro”. Por exemplo:
“- É aí, vai na festa hoje?
– Pdp.”


SLC: Abreviação para “sê é loco”, uma adaptação de “você é louco”. Usado para expressar espanto ou surpresa. Por exemplo: “Slc de ir naquele lugar hoje?”.


SLK: Outra variação de “sê é loko”.


MDV: Essa gíria pode ter dois significados: “malvado”ou “minha vida”.


MV: Outra variação de “minha vida”.


SV: Abreviação para “suave”.


SFD: Significa “safado” ou “safada”.


PLMNS: Sigla para “pelo menos”. Por exemplo: “A festa foi cara, mas plmns estava muito boa”.


PLMD ou PLMDS: Significa “pelo amor de Deus”.


PSR: Sigla para poser, que é como são chamadas as pessoas que fingem ser o que não são. Por exemplo: “Viu a roupa de roqueiro do Luís? É muito psr mesmo!”.


PSE: Sigla para “pois é”. Serve para concordar com algo que foi dito. Por exemplo:
“- Começaram as liquidações de inverno.
– PSE, eu vi”.


FLW: Abreviação da palavra “falou”. É usada para afirmar alguma coisa ou para se despedir. Por exemplo:
“- A festa vai ser às 19h, ok?
– Flw, eu te encontro lá”.


FDS: abreviação para “final de semana” ou “fim de semana”. Por exemplo: “O que você vai fazer neste fds?”.


RD: Significa “rodado” ou “rodada”. Usada para falar de alguém que já ficou com muitas pessoas. Outro termo usado para isso é o “erridê”, escrevendo do jeito como a sigla é falada. Por exemplo: “Ah, não sei se quero ficar com o João, ele é muito RD”.


VDB: Sigla para “vai dar bom”. Usada para dizer que vai dar tudo certo. Por exemplo: “Estou confiante na prova de hoje, vdb”.


SMDD: Significa “sem maldade”. Usada quando você quer ser muito sincero com alguém, mesmo que não seja uma coisa boa de se falar. Por exemplo: “Você é bonita, mas, smdd, acho que essa roupa não ficou legal”.


PLV: Significa “palavra”, no sentido de “te dou a minha palavra”. É uma forma de dizer que a pessoa pode confiar no que diz. Por exemplo: “PLV, cara, a Maria terminou com o Leandro ontem”.


TQR: Significa “tem que respeitar”. Por exemplo: “A Maria mal entrou e já subiu de cargo na empresa, tqr”.


BPN: Sigla de “Boa pra nóis” ou “Bom pra nóis”. Por exemplo: “Hoje o dia foi bpn.”


TLG: Sigla de “tá ligado?”. Utilizada para confirma se entenderam o que foi dito ou se sabe sobre algo. Por exemplo: “Não vai ter aula hoje, tlg?”.


DMR: Abreviação para a gíria “demorou”. É um modo de confirmação. Por exemplo:
“-Vou passar na sua casa hoje.
– DMR”.


PDC: Abreviação para “pode crer”. Pode ser usado para confirmar que você entendeu ou concorda com algo que foi dito. Por exemplo: “Pdc, acho que você está certo”.


SQN: Significa “só que não”. Serve para ironizar, negando algo que você acabou de dizer. Por exemplo: “Nossa, o João entende muito de política, sqn”.


MDS: Sigla para “Meu Deus”. Normalmente, usada para indicar espanto. Por exemplo: “MDS, é hoje a final do campeonato?”.


SLA: Abreviação de “sei lá”. Por exemplo:
“- Vamos correr amanhã?
– SLA, estou com preguiça”.

Fonte:dicionariopopular


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête