A Leitura é uma pintura a óleo sobre tela de 1877 do pintor francês Henri Fantin-Latour (1836-1904), pintura que se encontra atualmente no Museu das Belas-Artes de Lyon.

Realism – 130,5 x 97 cm – coleção particular, Musée des Beaux-Arts de Lyon, Lyon, France

A leitura foi tema de várias pinturas do artista (em Galeria), representando um papel importante na obra do artista, podendo evocar a evasão das mulheres pela leitura.

A pintura representa duas mulheres sentadas numa sala. A mulher da direita está a ler um livro, encostada a uma mesa coberta com uma toalha de mesa com um padrão decorativo e uma jarra com flores. A outra mulher, na esquerda, parece alheada da leitura com uma expressão distraida. Tanto a parede que serve de fundo e que ocupa grande parte da pintura como os vestidos escuros de ambas as mulheres são austeros.

A pintura constitui um novo exemplo da qualidade de Fantin-Latour na representação de espaços intimistas, com um estilo sóbrio e realista, revelando o seu universo preferido, um ambiente poético e sonhador, de contornos vagamente melancólicos.

Fantin-Latour posicionou como modelo à esquerda a sua cunhada, Charlotte Dubourg, a qual aparece frequentemente nas obras do pintor, tendo sido equacionada a possibilidade de ter existido uma “cumplicidade silenciosa” entre os dois.

A pintura foi apresentada em 1877 no Salão de Pintura e Escultura de Paris, em 1878 na exposição de verão da Royal Academy em Londres, e em 1900 na Société des Beaux-Arts em Bruxelas.

A obra foi adquirida em 1901 pela cidade de Lyon e pelo Museu das Belas-Artes desta cidade onde continua exposta.

Fonte:wikiart


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête