As releituras de obras de arte abrem as portas para novas significações. Muitos criticam, afirmando serem meras cópias ou destruições; outros louvam, buscando ressignificar integralmente as obras. Afinal, o que são as releituras? Podem ser consideradas obras de arte genuínas?

O que você vai encontrar neste artigo?

  1. O que são releituras de obras de arte? 
  2. Releituras polêmicas
  3. Lista das características das releituras de obras de arte — resumo

O que são releituras de obras de arte? 

As releituras de obras de arte são novas obras criadas a partir de uma obra já previamente feita e estabelecida. O conceito da releitura é dar um novo significado à obra anterior, ou modernizar o seu significado. A proposta não configura cópia ou falsificação.


Diferença entre plágio e releitura

Como um novo sentido é dado à obra, ou o sentido original da obra é atualizado, não se trata de uma cópia ou falsificação. Muitas das obras são homenagens aos autores da obra original, buscando dar destaque a algum de seus traços marcantes.

Segundo a legislação brasileira, plágio é a reprodução integral da obra original, sem mudanças, visando lucro. As releituras de arte sempre mostram qual é a obra em que se baseiam e sempre adicionam novos elementos.

releitura da obra de arte de van gogh - batman
Homenagem a Van Gogh.

Os elementos de uma verdadeira releitura de obra de arte não configuram plágio.

Como se faz a releitura de uma obra de arte?

Para fazer a releitura de uma obra de arte, algum elemento novo deve ser adicionado. Caso não haja algo diferente da obra original, a obra se torna uma cópia. O elemento não necessariamente precisa ser uma adição de significado.

Muitas vezes a intenção das releituras é o humor. Grande parte das obras de releitura são feitas em desenhos animados de sátira, como Os Simpsons e Family Guy. 

Releitura da obra Persistência da Memória, de Salvador Dalí, feita n’Os Simpsons.
Releitura da obra Persistência da Memória, de Salvador Dalí, feita n’Os Simpsons.

Outra mídia caracterizada por realizar releituras são os desenhos infantis.

É comum ver obras consagradas sendo representadas em personagens do mundo infantil. Muitos desenhos trazem a significação da obra para indicar algo da alma do personagem ou do seu ambiente, servindo como um mecanismo narrativo.

Releitura do quadro A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles de Lima, por Maurício de Souza no gibi da Turma da Mônica
Releitura do quadro A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles de Lima, por Maurício de Souza no gibi da Turma da Mônica.

O novo conceito que as releituras trazem permite a união de estilos, gerando formatos inéditos de arte. Muitos grafites realizam releituras de obras de arte. Em muitas cidades grandes, os artistas de rua inserem obras clássicas no contexto da vida moderna.


Arte contemporânea

As releituras de obras de arte estão inseridas no contexto da arte contemporânea. É raríssimo encontrar releituras de obras de arte na antiguidade. Uma das principais características das releituras é justamente a aplicação de elementos contemporâneos.

Como a arte contemporânea possui uma corrente cujo objetivo é chocar os espectadores, a realização de dessacralizações é recorrente. Não uma dessacralização religiosa, mas uma releitura que busca desconstruir aspectos da arte clássica.

Nelson Leirner, artista contemporâneo, fez a obra Cem Monas para quebrar o que ele chamou de “imagem sagrada da Monalisa”

Muitos dos principais artistas contemporâneos fazem releituras nesse estilo. Por exemplo:

  • Nelson Leirner;
  • Thiago T. L. A., cujo nome artístico é Mundano;
  • Fernando Botero.

As releituras podem ser usadas tanto para construir algo quanto para ir contra tradições. Muitas foram as releituras que geraram polêmica.


Releituras polêmicas

Na busca por adicionar novos elementos nas releituras de obras de arte, muitos artistas contemporâneos causaram polêmica. Muitos críticos afirmaram que as releituras foram contra os princípios da arte, dos artistas originais e de um posicionamento moral adequado.

A apresentação de Wagner Schwartz, no MAM, gerou grande polêmica no Brasil. O artista fez uma releitura da obra Bichos, de Lygia Clark, incentivando a interação do público com seu corpo nu.

Durante a apresentação, uma criança de 7 anos interagiu com o artista nu (acompanhada da mãe). Em outros momentos, o homem dança nu de mãos dadas com várias crianças. 

homem dançando pelado com crianças no mam, tentativa de releitura de obra de arte - "peladão do mam"
Homem dançando pelado com crianças. tentativa de releitura de obra de arte.

As obras já apresentadas, cuja intenção era dessacralizar, também foram criticadas por críticos mais tradicionalistas por deturpar o princípio da arte clássica: a busca pela Beleza. Alguns dos críticos do estilo são Monteiro Lobato, Roger Scruton e Olavo de Carvalho.

Essas questões levam a indagação, o que é arte.

Lista das características das releituras de obras de arte — resumo

releitura da obra de arte O Grito, de Edvard Munch
O Grito, de Edvard Munch, versão 3D. Releitura da obra.

As principais características das releituras de obras de arte são:

  • aplicar novos elementos em obras anteriores;
  • aplicar uma nova significação na obra da releitura;
  • modernizar o significado da obra escolhida;
  • transformar a obra base em uma obra de humor (geralmente feita com as obras mais famosas);
  • adicionar elementos de arte contemporânea, principalmente elementos chocantes.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre releituras de obras de arte?

Fonte:brasilparalelo


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête