Ter o Rei na Barriga

O termo é usado para falar sobre alguém arrogante, que se acha mais do que o outro. Essa expressão foi criada ainda nos tempos de monarquia, quando a Rainha grávida, que carregava o herdeiro do trono em seu ventre, acabava sendo mimada demais pelos servos e vista como arrogante pelos outros.

Exemplo:

Eu odeio gente que tem o rei na barriga, é igual a todos nós e quer aparecer. Eu hein…


Sair Melhor que Encomenda

A expressão significa quando algo sai melhor do que se imaginava. Remete a encomenda, pois ela é feita sob medida, perfeita para quem pediu.

Exemplo:

Hoje acordou cedo pra treinar. Tá saindo melhor que encomenda, hein?


Beber do Próprio Veneno

Significa experimentar de algo que você já fez para o seu próximo, possivelmente algo ruim. Não se sabe como a expressão foi criada, mas estudiosos dizem que pode ter sido na Grécia Antiga, onde era um hábito matar os inimigos colocando veneno em suas bebidas.

Exemplo:

Você quis ser malvado com a sua irmã, experimentou do seu próprio veneno.

Ela bebeu do próprio veneno. Não mandei ela dedurar a gente pra professora.


Dar a Cara a Tapa

Essa expressão é usada para falar sobre alguém que enfrenta tudo sem medo das consequências. A expressão pode ter sido originada devido a uma passagem da Bíblia em que diz que se alguém lhe der um tapa em sua face, você vira a outra.

Exemplo:

Você vai dar a sua cara a tapa para defender esse trabalho, né?

Não dê sua cara a tapa se não for aguentar os perrengues depois.


De Grão em Grão, a Galinha Enche o Papo

Uma expressão que significa que a cada passo que damos iremos conquistando mais coisas, que não é preciso ficar afobado em chegar até onde queremos rapidamente. A expressão vem da forma com que as galinhas se alimentam, comendo de grão em grão até se sentirem satisfeitas.

Exemplo:

Não se apresse, você irá se formar. De grão em grão, a galinha enche o papo.


Colocar a Carroça na Frente dos Bois

Quando alguém te disser que você está colocando a carroça na frente dos bois, significa que você está agindo de forma precipitada, sem organização. Pode ter surgido na época em que as carroças eram um dos principais meios de transporte e quando colocado na frente dos bois, eles empacavam.

Exemplo:

Amiga, eu acho que você está colocando a carroça na frente dos bois. Deixe ele se explicar…


Para Bom Entendedor, Meia Palavra Basta

Uma das expressões mais conhecidas, ela significa que não precisa de muito para que o interlocutor entenda do que se trata. Apesar de não saber a origem, uma das versões mais famosas, que ajudou na criação da frase brasileira, foi a de Miguel de Cervantes em Don Quixote, que diz “A buen entendedor, breve hablador”.

Exemplo:

Eu não vou dizer muita coisa. Para bom entendedor, meia palavra basta.


Quem Não tem Cão, Caça com Gato

Expressão usada para dizer que se não tem uma maneira de se fazer algo, você encontra outra saída. O importante é dar certo. A expressão foi criada por conta que cachorros podem ser ótimos caçadores, mas que gatos são astutos e podem obter êxito nas caçadas também.

Exemplo:

Eu ia com uma roupa, mas não achei. Com quem não tem cão, caça com gato, eu criei uma fantasia nova.

Fonte:dicionariopopular


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête