Em sala de aula, os alunos escutam o significado das cores na bandeira do Brasil. O verde representa as matas, o amarelo o ouro e o azul trata-se do céu brasileiro. Assim costuma se ensinar sobre a bandeira nacional todos os anos. O problema é que estes não são os reais significados das cores na bandeira do Brasil.

O que você vai encontrar neste artigo?

  1. Quando surgiu a bandeira do Brasil? 
  2. A Primeira Bandeira do Brasil (Bandeira Imperial)
  3. O que significam os elementos da Bandeira Imperial?
  4. A Bandeira Republicana (A Bandeira atual do Brasil)
  5. O que significam os elementos da Bandeira atual?
  6. Por que o Brasil tem uma bandeira?

Quando surgiu a bandeira do Brasil? 

A Bandeira brasileira atual foi criada em 1889 após o golpe que derrubou a monarquia no Brasil. O Brasil teve 3 bandeiras antes dela e o modelo atual é baseado na bandeira do Brasil Império.

Após ser coroado o primeiro imperador do Brasil, Pedro I tinha um grande desafio em mãos: construir uma nação ao lado dos brasileiros. Era preciso criar para um país os símbolos capazes de unir o povo e fomentar a identidade nacional.


A Primeira Bandeira do Brasil (Bandeira Imperial)

Um dos símbolos mais importantes é a bandeira. Pedro I escolheu um renomado artista francês para criá-la. Trata-se de Jean Baptiste-Debret, o homem que foi responsável por grande parte das ilustrações que hoje é usada para conhecer melhor a vida e a cultura do Brasil Império. Ele veio com a missão francesa em 1816.

O artista criou a primeira bandeira do Brasil trazendo de maneira mais marcante o verde e o amarelo:

Essa bandeira durou apenas alguns meses, rapidamente ela foi substituída por uma muito similar, mas que ao invés de trazer a coroa real, trazia a coroa imperial:

Após essa mudança, apenas em 1835 a bandeira foi alterada, pois o Brasil criou o Estado do Paraná. As estrelas na bandeira passaram de 19 para 20: 


O que significam os elementos da Bandeira Imperial?

Veja o que significa cada um dos elementos:

  • retângulo verde: simboliza a casa dos Braganças, é a família portuguesa na qual nasceu Dom Pedro I.
  • losango amarelo: simboliza a casa dos Habsburgos, é a família austríaca na qual nasceu a Dona Leopoldina. Segundo o especialista em simbologia João Menna, o losango representa as mulheres, lembrando aquelas que atuaram na Independência do Brasil. 
  • galhos de plantas abaixo do brasão: trata-se de ramos de duas plantas, o café e o tabaco. Essas eram muito importantes para a economia brasileira.
  • coroa: representa a coroa imperial utilizada pelos monarcas brasileiros.
  • círculo no meio da bandeira: trata-se da esfera armilar, um importante instrumento de navegação, mostrando a influência do passado português no Brasil.
  • a cruz: representa a ordem de Cristo e a igreja católica em geral. O Império brasileiro tinha o catolicismo como religião oficial.
  • estrelas: as estrelas representam as províncias do Império Brasileiro. As províncias eram equivalentes aos Estados atuais.
  • Dom Pedro I foi a pessoa responsável por mandar fazer a primeira bandeira do Brasil. Conheça a biografia de Dom Pedro I do Brasil.

A Bandeira Republicana (A Bandeira atual do Brasil)

Após o golpe que derrubou a monarquia no Brasil em 1889, os republicanos precisavam criar uma nova bandeira para marcar a mudança de regime. Eles criaram uma baseada na bandeira dos Estados Unidos da América que foi hasteada no dia do golpe:

Como a bandeira foi rejeitada pela população e o próprio Deodoro da Fonseca demonstrou-se descontente com ela, o governo tratou de trocar. Baseado nas ideias positivistas de Teixeira Mendes, criou-se uma nova versão da bandeira nacional:


O que significam os elementos da Bandeira atual?

Ao colocar lado a lado a bandeira imperial e republicana, percebe-se muitas coisas em comum. A presença da esfera no meio, o losango amarelo e o retângulo verde. Isso acontece pois a bandeira republicana foi baseada na bandeira imperial.

O novo regime precisava conquistar o apoio da população. Mudar um símbolo nacional não seria uma boa forma de conseguir isso. Por isso, foi preservada a maior quantidade de elementos possíveis. Para evitar o fortalecimento da memória da monarquia, os republicanos mudaram o significado das cores:

  • retângulo verde: deixa de simbolizar os Braganças para representar as matas brasileiras.
  • losango amarelo: deixa de simbolizar os Habsburgos para representar o ouro do Brasil.
  • círculo azul: representa o céu brasileiro no dia do golpe republicano (15 de novembro de 1889), cada estrela refere-se a um Estado. Assim, a quantidade de estrelas variou ao longo dos anos. Hoje são 27. É interessante lembrar que a estrela isolada não trata-se do distrito federal, mas sim do Estado do Pará.
  • frase escrita: a frase escrita na bandeira “Ordem e Progresso” refere-se ao lema positivista “O Amor por princípio, a Ordem por base, e o Progresso por fim”.

Os elementos referentes à Igreja Católica são removidos da bandeira, já que o republicanismo tinha como base o Estado Laico. Para além disso, a bandeira é feita pelos positivistas, eles têm uma religiosidade própria e são críticos ao catolicismo.


Por que o Brasil tem uma bandeira?

O ser humano é um animal simbólico. Ele representa as ideias através de coisas físicas que tornam o pensamento mais vivo.

Quando um time quer fazer a sua equipe ter mais sentimento de união, eles gastam uma boa parte do tempo pensando em um uniforme que os membros tenham gosto de usar. Essa é uma forma de materializar o sentimento de pertencimento do grupo. 

Uma nação é algo criado, não existe de maneira natural. Ela cria uma comunidade que recebe seres humanos diversos, mas que guardam a mesma história e a mesma cultura. Além disso, eles nasceram dentro de uma mesma fronteira e falando uma mesma língua.

Para reforçar esse sentimento de que aquela pessoa faz parte de algo, precisa-se de símbolos que reforcem isso e criem esse laço em comum. Um deles é o hino nacional, que quando toca simboliza a casa de um determinado povo.

O Brasil possui vários elementos que representam ele enquanto uma nação. Um deles é a bandeira nacional. Esse é o símbolo máximo da Nação brasileira.

Nos últimos anos, esses símbolos têm se tornado alvo de violência. Em diversas manifestações a bandeira nacional é pisoteada, pichada ou queimada.

Essa violência simbólica representa um ataque mais profundo, um ataque ao Brasil. Principalmente a sua história.

Um povo que não valoriza seus símbolos, é um povo que não se identifica com um passado em comum.

Um povo que não se identifica com um passado como o do Brasil, é porque não o conhece.

São anos de mentiras contadas em escolas e na mídia que transformam o passado brasileiro em piada. 

A Brasil Paralelo está lançando uma edição especial da série Brasil, a Última Cruzada. A partir de entrevistas com especialistas no tema, imagens em 4k e uma animação exclusiva, a série levará o brasileiro a reencontrar a sua história. 

Quando o brasileiro descobrir o passado glorioso que tem, a sua bandeira verde amarela  voltará a ser valorizada.

Fonte:BrasilParalelo (Assine e contribua para o resgate da nossa cultura!)


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête