Em Pébrac, território de Le-Puy-en-Velay, na França, São Pedro de Chavanon, padre, que, aspirando a uma vida mais perfeita, retirou-se para esse lugar, onde construiu e presidiu um mosteiro dos Cônegos Regulares . (1003-1080).

Nascido em Langeac na Haute-Loire, ele recebeu uma boa educação e logo descobriu sua vocação para o sacerdócio. Depois de sua ordenação ele foi enviado para ministrar em sua cidade natal, onde ele cumpriu seus deveres com fidelidade levando uma vida austera.

Desde há muito tempo, queria deixar o trabalho pastoral e se submeter a uma regra em uma comunidade religiosa. Finalmente encontrou a oportunidade de fazer seus desejos quando sofreu a perseguição de uma mulher que estava atraída por ele.

Pedro foi então removido à terra que tinha sido atribuída em Pébrac, território de Le-Puy-en-Velay, na região de Auvergne, na França, onde fundou e construiu um monastério para cânones regulares, sob o governo de São Agostinho. Ele mesmo determinou sua comunidade como o primeiro reitor.

O sucesso da empresa chamou a atenção dos bispos, muitos dos quais solicitou sua ajuda para trazer a ordem aos capítulos colegiados de suas catedrais. Quando ele morreu foi sepultado em Pébrac.

Fonte:senhoradasgracas


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête