Esta é a segunda (e mais conhecida) versão de Visitantes Inesperados. A primeira foi pintada por Repin em 1883; era significativamente menor tanto em tamanho quanto em quantidade de personagens (a personagem principal era uma menina acompanhada por uma mulher e mais duas meninas, supostamente sua mãe e irmãs).

1884 – 1888 –  Realism – 167,5 x 160,5 cm – Galeria Tretyakov

Em pouco tempo, Repin começou a pintar a segunda versão. Ele trabalhava em sua casa de campo não muito longe de São Petersburgo; o cômodo retratado na foto era a sala de estar do artista. Como modelos para personagens femininos, ele usou sua esposa, sogra e sua filha.


Em um ano, Visitantes Inesperados foram expostos em uma Exposição de Arte Itinerante. No entanto, o artista continuou a melhorar esta imagem nos quatro anos seguintes. Em particular, ele repintou o rosto do jovem (um exilado político que inesperadamente voltou para casa) quatro vezes em busca de uma expressão adequada.

Em geral, acredita-se que, ao retratar várias reações da família do jovem, Repin tentou mostrar uma atitude diversa, mas principalmente positiva, da sociedade em relação aos movimentos revolucionários da época. Na verdade, sob estrita censura da Rússia czarista, foi uma declaração política disfarçada como uma cena de gênero cotidiana.

Fonte:wikiart


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête