Uma mesquita ( masjid em árabe) é um local de culto no Islã. Embora as orações possam ser ditas em particular, em ambientes fechados ou ao ar livre, quase todas as comunidades de muçulmanos dedicam um espaço ou edifício para a oração congregacional. Os principais componentes arquitetônicos de uma mesquita são práticos e fornecem continuidade e um senso de tradição entre os muçulmanos em todo o mundo.

Há uma grande variação entre as mesquitas ao redor do mundo. Os materiais de construção e o design dependem da cultura, herança e recursos de cada comunidade muçulmana local. No entanto, há uma série de características que quase todas as mesquitas têm em comum.

Minarete

Minaretes da mesquita em Aswan, Egito.
Minaretes da mesquita em Aswan, Egito. Ugurhan Betin / Getty Images

Um minarete é uma torre esguia com varandas ou galerias abertas de onde o muezzin de uma mesquita chama os fiéis para a oração cinco vezes por dia. Os minaretes são características tradicionais distintivas de muitas mesquitas, embora variem em altura, estilo e número. Os minaretes podem ser quadrados, redondos, hexagonais, octogonais ou mesmo em espiral e geralmente são cobertos com um teto pontiagudo.

A palavra minarete deriva da palavra árabe para “farol”.


cúpula

Turquia, Istambul, interior ornamentado da Mesquita Azul de cúpulas
Turquia, Istambul, interior ornamentado da Mesquita Azul de cúpulas. Tetra Images / Getty Images

Muitas mesquitas são decoradas com uma cúpula, principalmente no Oriente Médio. Em algumas tradições, a cúpula simboliza a abóbada do céu. O interior de uma cúpula é geralmente altamente decorado com padrões florais, geométricos e outros.

A cúpula principal de uma mesquita geralmente cobre a sala de oração principal da estrutura. Algumas mesquitas também podem ter cúpulas secundárias. 


Sala de Oração

Mesquita do Sultão Selim, Konya
Mesquita do Sultão Selim, Konya. Salvator Barki / Getty Images

No interior, a área central de oração é chamada de musalla (literalmente, “lugar de oração”). É deliberadamente deixado completamente nu. Nenhum móvel é necessário, pois os adoradores sentam-se, ajoelham-se e curvam-se diretamente no chão. Pode haver algumas cadeiras ou bancos para ajudar os fiéis idosos ou deficientes que têm dificuldade de locomoção.

Ao longo das paredes e pilares da sala de oração, geralmente há estantes para guardar cópias do Alcorão, estantes de livros de madeira ( rihal ) , outros materiais de leitura religiosa e tapetes de oração individuais. Além disso, a sala de oração é um grande espaço aberto.


Mihrab

Mihrab da mesquita Nasir Ol-Molk, Shiraz, Irã
Mihrab da mesquita Nasir Ol-Molk, Shiraz, Irã. efesenko / Getty Images

mihrab é uma reentrância ornamental semicircular na parede da sala de oração de uma mesquita que marca a direção do qiblah – a direção voltada para Meca que os muçulmanos enfrentam durante a oração.  Os mihrabs variam em tamanho e cor, mas geralmente têm o formato de uma porta e são decorados com mosaicos e caligrafia para destacar o espaço.


Minbar

Mesquita Gazi Husrev-beg em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina
Mesquita Gazi Husrev-beg em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina. fotokon / Getty Images

minbar é uma plataforma elevada na área frontal de uma sala de oração da mesquita, de onde são dados sermões ou discursos. O minbar é geralmente feito de madeira esculpida, pedra ou tijolo. Inclui uma pequena escada que leva à plataforma superior, que às vezes é coberta por uma pequena cúpula.


Área de ablução

Área de ablução, Grande Mesquita do Sultão Qaboos, Mascate, Omã
Área de ablução, Grande Mesquita do Sultão Qaboos, Mascate, Omã. Richard Sharrocks / Getty Images

As abluções (lavagem ritual ou wudu ) fazem parte da preparação para a oração muçulmana. Às vezes, um espaço para abluções é reservado em um banheiro. Alternativamente, pode haver uma estrutura semelhante a uma fonte ao longo de uma parede ou em um pátio. A água corrente está disponível, geralmente com pequenos bancos ou assentos para facilitar a hora de sentar para lavar os pés.


Tapetes de oração

Interior da Mesquita Masjid Sultan, Singapura
Interior da Mesquita Masjid Sultan em Singapura. rusm / Getty Images

Durante as orações islâmicas, os adoradores se curvam, se ajoelham e se prostram no chão em humildade diante de Deus. A única exigência no Islã é que as orações sejam realizadas em uma área limpa. Tapetes e carpetes tornaram-se uma forma tradicional de garantir a limpeza do local de oração e de fornecer algum amortecimento no chão. Os tapetes de oração tradicionais incluem um símbolo em forma de arco em uma extremidade. Este símbolo representa o mihrab e deve apontar para Meca durante a oração.

Nas mesquitas, a área de oração é frequentemente coberta com grandes tapetes de oração. Tapetes de oração menores podem ser empilhados em uma prateleira próxima para uso individual.


Prateleira de sapatos

A sapateira é um recurso prático de muitas mesquitas em todo o mundo. Os muçulmanos tiram os sapatos antes de entrar na mesquita para preservar a limpeza do espaço de oração. Em vez de despejar pilhas de sapatos perto da porta, as prateleiras são estrategicamente colocadas perto das entradas da mesquita para que os visitantes possam organizar e depois encontrar seus sapatos.

Fonte:learnreligions


Até mais!

Tête-à-Tête