O firmamento na Bíblia é a tremenda extensão do céu em forma de cúpula que separa a atmosfera superior ou “águas” das águas inferiores da terra. No segundo dia do relato da criação , Deus criou o firmamento:

Então Deus disse: “Haja um espaço entre as águas, para separar as águas do céu das águas da terra”. E foi isso que aconteceu. Deus fez este espaço para separar as águas da terra das águas dos céus. Deus chamou o espaço de “céu”.E a noite passou e a manhã chegou, marcando o segundo dia. (Gênesis 1:6-8, 

NLT )

O Firmamento na Bíblia

  • O firmamento é mencionado pela primeira vez na Bíblia no capítulo um do livro de Gênesis .
  • O firmamento é um teto ou abóbada em forma de cúpula que se estende para formar um dossel sólido sobre a terra, separando os céus acima da terra abaixo.
  • Às vezes, o firmamento é chamado de “ céu ” na Bíblia.
  • A palavra “firmamento” vem do latim firmamentum e aparece 17 vezes na versão King James da Bíblia, bem como em outras traduções mais antigas.

Cosmologia Bíblica

As pessoas do antigo Oriente Próximo, incluindo o povo hebreu, compartilhavam crenças semelhantes sobre a origem e a estrutura do mundo. As primeiras ideias parecem sugerir que o céu era uma cúpula sólida, cortina ou represa celestial, separando as águas do céu da terra abaixo. Deus iria “abrir as janelas do céu” para derramar chuva sobre a terra, bem como bênçãos sobre as pessoas da terra ( Gênesis 7:11 ; 2 Reis 7:2 ; Malaquias 3:10 ). Em Jó 37:18 , os céus são descritos como “duros como um espelho de metal fundido”. Provérbios 8:28 diz que o Senhor “firmou os céus”. ( ESV )

Deus criou o firmamento no segundo dia da criação, dividindo a massa informe de águas existente em camadas. No terceiro dia, Deus separou as águas mais baixas e fez com que a terra seca aparecesse. Ele também encheu a terra com árvores, plantas e outra vegetação. No quarto dia da criação, Deus colocou o sol, a lua e as estrelas na expansão do firmamento (Gênesis 1:14-18).

Ilustração do quarto dia da criação.  Deus coloca o sol, a lua e as estrelas no firmamento.
Esta ilustração de Julius Schnorr von Carolsfeld mostra o quarto dia da criação.Clube de Cultura / Getty Images

Firmamento na Bíblia

A palavra hebraica original ( raqiyaʿ ), traduzida como “firmamento” na Versão King James da Bíblia (e na Nova Versão King James ), significa expansão, expansão, espaço ou abóbada. Traduções mais recentes da Bíblia usam termos como “expansão”, “abóbada”, “céu” e “dossel” no lugar de “o firmamento”.

Embora uma vasta extensão do espaço atmosférico possa parecer um vazio vazio para a mente atual, o firmamento foi percebido na Bíblia como um dossel ou arco sólido destinado a sustentar os objetos celestes. Essa percepção ajuda a explicar a aplicação do termo “firmamento”. A palavra aparece nove vezes em Gênesis 1:6-20 em conexão com a criação.

O profeta Daniel descreve o “brilho do firmamento” (Daniel 12:3). No Salmo 19:1, “Os céus proclamam a glória de Deus; E o firmamento mostra Sua obra.” Os adoradores são encorajados a louvar o Senhor “em Seu poderoso firmamento!” no Salmo 150:1.

No livro de Ezequiel durante a visão da carruagem do profeta, o firmamento é descrito como “a cor de um cristal temível , estendido sobre” as cabeças dos seres viventes ( Ezequiel 1:22 , 23, 25, 26). Ezequiel 10:1 diz: “Lá no firmamento … apareceu algo como uma pedra de safira, tendo a aparência de um trono”. Estas ilustrações do firmamento simbolizam a sede do poder e soberania de Deus .


Representações do Firmamento

A Bíblia usa imagens gráficas para conceituar elementos do firmamento. O salmista diz que Deus “abriu as portas do céu” para fazer chover maná celestial para Seu povo comer. No Salmo 104:2, Deus estendeu os céus “como uma cortina”. O profeta Malaquias fala da promessa de Deus de abrir “as janelas do céu” e derramar bênçãos incontáveis ​​de provisão (Malaquias 3:10, NKJV).

Antiga concepção hebraica do cosmos
Antiga Concepção Hebraica do Cosmos.Biblioteca Harold B. Lee, Universidade Brigham Young: BYU Campus Publications. coleção branco e azul

Muitas imagens do firmamento foram capturadas por artistas e ilustradores bíblicos. Neste desenho, vemos como o antigo povo hebreu conceituava o mundo como plano e circular, coberto por uma grande cúpula sólida (o firmamento). Vemos as águas acima do firmamento, o sol, a lua e as estrelas no firmamento, e a terra abaixo. Também vemos as aberturas das janelas ou “portais” do céu e a câmara tripla do céu acima de onde Deus habita em Seu trono.


Gravura em xilogravura do sol, planetas e anjos no firmamento.
Gravura em xilogravura (por volta de 1475) do sol, planetas, estrelas e anjos no firmamento.Domínio público

Ilustração da antiga percepção bíblica do cosmos mostrando o firmamento.
Ilustração do século XVI intitulada ‘Representação Imaginativa do Cosmos na Idade Média’.Arquivo Hulton / Getty Images

‘Além das Estrelas’ é uma ilustração do século XVI de um livro alemão intitulado ‘Representação Imaginativa do Cosmos na Idade Média’. Mostra um velho espiando por uma abertura no firmamento para ver o funcionamento do universo além.

Gravura em xilogravura do filósofo-astrônomo medieval olhando para o firmamento.
Gravura em xilogravura (cerca de 1518).Bettmann / Colaborador / Getty Images

Versículos bíblicos relevantes  

Abaixo estão listadas todas as ocorrências do termo firmamento na Bíblia conforme traduzido na Nova Versão King James (grifo nosso).

Gênesis 1:6-8
Então Deus disse: “Haja um firmamento no meio das águas, e que ele separe as águas das águas”. Assim Deus fez o firmamento , e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das águas que estavam acima do firmamento ; e foi assim. E Deus chamou o firmamento de céu. Assim, a tarde e a manhã foram o segundo dia.

Gênesis 1:14-15
Então Deus disse: “Haja luminares no firmamento dos céus para separar o dia da noite; e sejam eles para sinais e estações, e para dias e anos; e sejam para luminares no firmamento dos céus, para iluminar a terra”; e foi assim.

Gênesis 1:17
Deus os pôs no firmamento dos céus para iluminar a terra,

Gênesis 1:20
Então Deus disse: “Abundem as águas em abundância de seres viventes , e as aves voem sobre a terra sobre a face do firmamento dos céus”.

Salmos 19:1
Os céus proclamam a glória de Deus;
E o firmamento mostra Sua obra.

Salmos 150:1
Louvado seja o Senhor!
Louve a Deus em Seu santuário; Louvai-O em Seu firmamento
poderoso !

Ezequiel 1:22-23
A semelhança do firmamento acima das cabeças dos seres viventes era como a cor de um cristal temível, estendido sobre suas cabeças. E sob o firmamento suas asas se estendem retas, uma em direção à outra. Cada um tinha dois que cobriam um lado, e cada um tinha dois que cobriam o outro lado do corpo.

Ezequiel 1:25-26
Uma voz veio de cima do firmamento que estava sobre suas cabeças; sempre que se levantavam, baixavam as asas. E acima do firmamento sobre suas cabeças havia a semelhança de um trono, em aparência como uma pedra de safira; na semelhança do trono havia uma semelhança com a aparência de um homem acima dele.

Ezequiel 10:1
E olhei, e ali no firmamento que estava acima da cabeça dos querubins , apareceu algo semelhante a uma pedra de safira, semelhante a um trono.

Daniel 12:3
Os sábios resplandecerão
como o resplendor do firmamento ,
e os que convertem muitos para a justiça
, como as estrelas, para todo o sempre. 

Fontes

  • Firmamento. Dicionário Bíblico Ilustrado de Holman (pp. 576–577).
  • Firmamento. The International Standard Bible Encyclopedia, Revised (Vol. 2, p. 306).
  • Céu. O Dicionário Bíblico Lexham. 
  • Firmamento. Dicionário da Bíblia Eerdmans (pp. 461–462).
  • Firmamento. Tyndale Bible Dictionary (pág. 485).

Fonte:learnreligion


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête