Ayn Rand nasceu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 2 de fevereiro de 1905. Com seis anos de idade aprendeu sozinha a ler. Com nove anos começou a escrever. Em 1924 graduou-se em Filosofia e História. Nesse mesmo ano ingressou no Instituto Estadual de Cinema para estudar roteiro. Em 1926, foi para os Estados Unidos para seguir a carreira de roteirista. Nos estúdios de Hollywood conheceu Frank O’Connor, com quem se casou em 1929.

Depois de exercer diversas funções, em 1932, vendeu seu primeiro roteiro a Universal Pictures, e viu sua primeira peça de teatro ser produzida em Hollywood e, em seguida na Broadway. Em 1934 concluiu seu primeiro romance, mas só conseguiu sua publicação em 1939. Em 1943 publicou “The Fountainhead”, que se tornou um Best-Seller, lançado no Brasil com o título de “A Nascente”, e em 1949, adaptado para o cinema e lançado com o nome de “Vontade Indômita”.

Em 1957 Ayn Rand publicou a novela “Atlas Shrugged”, lançada no Brasil em 1987, com o nome de “Quem é John Galt?” e relançada em 2010, com o título de “A Revolta de Atlas”, onde a autora dramatiza sua filosofia em uma história de mistério intelectual, que enfatiza ética, metafísica, epistemologia, política e economia.

Ayn Rand passou a escrever e fazer palestras sobre sua filosofia chamada de “Objetivismo”, que ela explica como “uma filosofia para a vida na terra”. Ela publicou e editou diversos ensaios que forneceram grande parte do material para seis livros sobre “Objetividade” e sua aplicação para a cultura. Ayn Rand faleceu em Nova York, no dia 6 de março de 1982.

Fonte:pensador


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête