A história da Igreja Presbiteriana remonta a João Calvino , um reformador francês do século XVI, e John Knox (1514–1572), líder da reforma protestante na Escócia. Os esforços implacáveis de Knox transformaram a Escócia no país mais calvinista do mundo e o berço do presbiterianismo moderno.
Nos Estados Unidos, a Igreja Presbiteriana deriva sua origem principalmente dos presbiterianos da Escócia e da Irlanda, juntamente com a influência dos huguenotes franceses e emigrantes reformados holandeses e alemães. Os cristãos presbiterianos não estão unidos em uma grande denominação, mas em uma associação de igrejas independentes.
História da Igreja Presbiteriana
- Também Conhecida Como : Igreja Presbiteriana (EUA); Igreja Presbiteriana na América; Igreja Presbiteriana na Escócia; Igreja Presbiteriana Unida, etc.
- Conhecida por : A igreja presbiteriana faz parte da tradição protestante reformada conhecida por sua forma presbiteriana de governo da igreja composta por assembléias representativas de anciãos , chamadas presbitérios.
- Fundadores : João Calvino e John Knox
- Fundação : As raízes do presbiterianismo remontam a João Calvino, um teólogo e ministro francês do século XVI que liderou a Reforma Protestante em Genebra, Suíça, a partir de 1536.
João Calvino: Gigante da Reforma
João Calvino treinou para o sacerdócio católico, mas depois se converteu ao Movimento da Reforma e se tornou um teólogo e ministro que revolucionou a igreja cristã na Europa, América e, finalmente, no resto do mundo.
Calvino dedicou muito pensamento a assuntos práticos como o ministério, a igreja, a educação religiosa e a vida cristã. Ele foi mais ou menos coagido a liderar a Reforma em Genebra, Suíça. Em 1541, o conselho da cidade de Genebra promulgou as Ordenanças Eclesiásticas de Calvino, que estabeleceram regulamentos sobre questões relacionadas à ordem da igreja, treinamento religioso, jogos de azar , dança e até mesmo juramento. Medidas disciplinares estritas da igreja foram decretadas para lidar com aqueles que quebravam essas ordenanças.
A teologia de Calvino era muito semelhante à de Martinho Lutero . Ele concordou com Lutero nas doutrinas do pecado original, justificação pela fé somente, o sacerdócio de todos os crentes e a autoridade única das Escrituras . Ele se distingue teologicamente de Lutero principalmente com as doutrinas da predestinação e segurança eterna .
O conceito presbiteriano de presbíteros da igreja é baseado na identificação de Calvino do ofício de presbítero como um dos quatro ministérios da igreja, juntamente com pastores, mestres e diáconos . Os anciãos participam da pregação, ensino e administração dos sacramentos.
Como na Genebra do século 16, o governo e a disciplina da Igreja, hoje incluem elementos das Ordenanças Eclesiásticas de Calvino, mas estas não têm mais poder além da vontade dos membros de se vincularem a elas.
A Influência de John Knox no Presbiterianismo
O segundo em importância para João Calvino na história do presbiterianismo é John Knox . Ele viveu na Escócia em meados de 1500 e liderou a Reforma lá seguindo os princípios calvinistas, protestando contra a Maria Católica, Rainha da Escócia e as práticas católicas. Suas ideias definiram o tom moral da Igreja da Escócia e também moldaram sua forma democrática de governo.
A forma presbiteriana de governo da igreja e a teologia reformada foram formalmente adotadas como a Igreja nacional da Escócia em 1690. A Igreja da Escócia permanece presbiteriana hoje.
Presbiterianismo na América
Desde o período colonial, o presbiterianismo tem uma forte presença nos Estados Unidos da América. As igrejas reformadas foram estabelecidas pela primeira vez no início de 1600, com os presbiterianos moldando a vida religiosa e política da nação recém-criada. O único ministro cristão a assinar a Declaração de Independência foi o reverendo John Witherspoon, um presbiteriano.
De muitas maneiras, os Estados Unidos são fundados em um ponto de vista calvinista, com ênfase no trabalho árduo, na disciplina, na salvação das almas e na construção de um mundo melhor. Os presbiterianos foram fundamentais nos movimentos pelos direitos das mulheres, pela abolição da escravatura e pela temperança.
A atual Igreja Presbiteriana (EUA) está enraizada na formação da Assembléia Geral Presbiteriana em 1788. Ela permaneceu o principal corpo judicativo da igreja desde então.
Durante a Guerra Civil, os presbiterianos americanos se dividiram em ramos sul e norte. Essas duas igrejas se reuniram em junho de 1983 para formar a Igreja Presbiteriana (EUA), a maior denominação presbiteriana/reformada dos Estados Unidos.
Fontes
- O Dicionário Oxford da Igreja Cristã
- O site de Movimentos Religiosos da Universidade da Virgínia
- Igrejas Presbiterianas. Cyclopædia of Biblical, Theological, and Ecclesiastical Literature (Vol. 8, p. 533).
- Dicionário do cristianismo na América.
…
Fonte:learnreligions
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête
Deixe uma resposta