Filmes de artes marciais e a série de televisão “Kung Fu” da década de 1970 certamente fizeram de Shaolin o mosteiro budista mais famoso do mundo. Originalmente construído pelo imperador Hsiao-Wen do norte da China ca. 477 EC – algumas fontes dizem que 496 EC – o templo foi destruído e reconstruído várias vezes.

No início do século VI, o sábio indiano Bodhidharma (ca. 470-543) chegou a Shaolin e estabeleceu a escola de budismo Zen (Ch’an na China). A ligação entre o Zen e as artes marciais também foi forjada lá. Aqui, as práticas de meditação Zen foram aplicadas ao movimento.

Durante a revolução cultural que começou em 1966, o mosteiro foi saqueado pelos Guardas Vermelhos e os poucos monges restantes foram presos. O mosteiro era uma ruína vazia até que escolas de artes marciais e clubes de todo o mundo doaram dinheiro para reformá-lo.

Embora o kung fu não tenha se originado em Shaolin, o mosteiro está ligado às artes marciais em lendas, literatura e cinema. As artes marciais eram praticadas na China muito antes da construção de Shaolin. É possível que até mesmo o kung fu estilo “Shaolin” tenha sido desenvolvido em outro lugar. No entanto, há documentação histórica de que as artes marciais são praticadas no mosteiro há séculos.

Monges Shaolin Kung Fu na História

Pintura Shaolin da Dinastia Qing
Defensores do budismo e da China. Um mural afresco da Dinastia Qing (1644-1911) no Mosteiro Shaolin retrata monges praticando kung fu.BOISVIEUX Christophe / Getty Images

As muitas lendas dos monges guerreiros de Shaolin surgiram de uma história muito real.

A conexão histórica entre Shaolin e artes marciais tem muitos séculos. Em 618, treze monges Shaolin teriam apoiado Li Yuan, Duque de Tang, em uma revolta contra o Imperador Yang, estabelecendo assim a Dinastia Tang. No século 16, os monges lutaram contra exércitos de bandidos e defenderam as costas do Japão dos piratas japoneses.

O Abade Shaolin

Shaolin Abbott
No centro da controvérsia, o delegado Shi Yongxin, abade do Templo Shaolin, chega ao Grande Salão do Povo para participar da sessão de abertura da Assembleia Popular Nacional anual no Grande Salão do Povo em Pequim, China.Lintao Zhang / Getty Images

Os empreendimentos comerciais do Mosteiro Shaolin incluem um programa de reality show que procura estrelas de kung fu, um show de kung fu em turnê e propriedades em todo o mundo.

A fotografia mostra Shi Yongxin, abade do Mosteiro Shaolin, participando da sessão de abertura do Congresso Nacional do Povo anual no Grande Salão do Povo em 5 de março de 2013 em Pequim, China. Chamado de “CEO Monk”, Yongxin, que tem MBA, foi criticado por transformar o venerado mosteiro em um empreendimento comercial. Não só o mosteiro se tornou um destino turístico; a “marca” Shaolin possui propriedades em todo o mundo. Shaolin está atualmente construindo um enorme complexo hoteleiro de luxo chamado “Shaolin Village” na Austrália.

Yongxin foi acusado de mau comportamento financeiro e sexual, mas até agora as investigações o exoneram.

Monges Shaolin e a Prática do Kung Fu

Sparring Monges Shaolin
Dois monges treinando no terreno do mosteiro Shaolin.Karl Johaentges / Getty Images

Há evidências arqueológicas de que as artes marciais são praticadas em Shaolin desde pelo menos o século VII.

Embora os monges Shaolin não tenham inventado o kung fu, eles são legitimamente conhecidos por um estilo particular de kung fu. As habilidades básicas começam com o desenvolvimento de resistência, flexibilidade e equilíbrio. Os monges são ensinados a trazer concentração meditativa em seus movimentos.

Preparando-se para uma cerimônia matinal

Velas de Luz de Monges Shaolin
Monges do Templo Shaolin se preparam para uma cerimônia matinal no salão principal do templo.Cancan Chu / Getty Images

A manhã chega cedo nos mosteiros. Os monges começam seu dia antes do amanhecer.

Há muitos rumores de que os monges das artes marciais de Shaolin praticam pouco no caminho do budismo. No entanto, pelo menos um fotógrafo registrou observâncias religiosas no mosteiro.

Um monge multitarefa

Shaolin Monk Lê Livro
Um monge lê um livro enquanto pratica kung fu.Fotos da China / Imagens Getty

Durante a revolução cultural, que começou em 1966, os poucos monges que ainda viviam no mosteiro foram algemados, açoitados publicamente e desfilaram pelas ruas, usando cartazes declarando seus “crimes”. Os edifícios foram “limpos” de livros e arte budistas e deixados abandonados. Agora, graças à generosidade das escolas e organizações de artes marciais, o mosteiro foi restaurado.

Artes marciais na montanha Songshan

Monges Shaolin na Montanha
Monges demonstram Kung Fu no Templo Shaolin na Montanha Songshan em Dengfeng da província de Henan, China.Fotos da China / Imagens Getty

Shaolin foi nomeado para as proximidades do Monte Shaoshi, um dos 36 picos da Montanha Songshan. Songshan é uma das Cinco Montanhas Sagradas da China, venerada desde os tempos antigos. Diz-se que Bodhidharma, o lendário fundador do Zen, meditou em uma caverna na montanha por nove anos. O mosteiro e a montanha estão na província de Henan, no centro-norte da China.

Estrelas do palco de Londres

Monges Shaolin se apresentam na Austrália
Shaolin Monks executam cenas de ‘Sutra’ na Sydney Opera House em 15 de setembro de 2010 em Sydney, Austrália. Coreografado por Sidi Larbi Cherkaoui, o espetáculo pretende permitir que o público experimente tanto as crenças pacifistas quanto as habilidades de luta Kung-Fu dos monges zen-budistas.Don Arnold / Getty Images

Shaolin está se tornando global. Junto com suas turnês mundiais, o mosteiro está abrindo escolas de artes marciais em lugares distantes da China. Shaolin também organizou um grupo de monges em turnê que se apresentam para o público em todo o mundo.

A fotografia é uma cena de Sutra , uma obra teatral do coreógrafo belga Sidi Larbi Cherkaoui apresentando monges Shaolin reais em uma performance de dança/acrobacia. Um revisor do The Guardian (Reino Unido) chamou a peça de “poderosa e poética”.

Turistas no Templo Shaolin

Pátio do Templo Shaolin
Os turistas permanecem em um pátio do complexo do Mosteiro Shaolin.Christian Petersen-Clausen / Getty Images

O Mosteiro Shaolin é uma atração popular para artistas marciais e fãs de artes marciais.

Em 2007, Shaolin foi a força motriz por trás de um plano do governo local para lançar ações em ativos turísticos. Os empreendimentos comerciais do mosteiro incluem produções de televisão e filmes.

A antiga floresta do pagode do templo Shaolin

Floresta do pagode do monge Shaolin
Um monge mostra suas habilidades de kung fu na Floresta Pagode do templo Shaolin.Fotos da China / Imagens Getty

A Floresta do Pagode fica a cerca de um terço de milha (ou meio quilômetro) do Templo Shaolin. A floresta contém mais de 240 pagodes de pedra, construídos em memória de monges e abades especialmente venerados do templo. Os pagodes mais antigos datam do século VII, durante a Dinastia Tang.

Quarto de um monge no templo Shaolin

Quarto do Monge Shaolin
Um monge está sentado em sua cama no Templo Shaolin.Cancan Chu / Getty Images

Os monges guerreiros de Shaolin ainda são monges budistas e são obrigados a passar parte de seu tempo estudando e participando de cerimônias.

Fonte:learnreligions


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête

Publicidade