Emir é o título de origem árabe dado a líderes políticos; conheça o atual emir do Catar!

No domingo, 20, a Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, teve seu início. No entanto, já há algumas semanas, muito se discutia sobre o país sede do maior evento de futebol do mundo e suas medidas políticas conservadoras e muito diferentes, com relação a maior parte dos países participantes da Copa.

Então, durante a cerimônia de abertura do evento organizado pela FIFA, o emir — título de origem árabe atribuído ao líder do país — do Catar, Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani, realizou um discurso. Nele, reforçou o esforço que o país empregou para a realização da Copa, e toda a diversidade que ele promove.

Durante 28 dias, o mundo todo vai acompanhar essa festa do futebol internacional, nesse espaço de diálogo e civilização. Por mais que as pessoas sejam diferentes, de culturas e orientações diferentes, vão se reunir aqui no Catar”, disse o emir em discurso.

Mas afinal, quem é o emir Tamim bin Hamad? Confira!

O atual emir do Catar, Tamim bin Hamad
O atual emir do Catar, Tamim bin Hamad / Crédito: Getty Images

Tamim bin Hamad

O atual emir do Catar, Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani, possui 42 anos e ocupa a posição política desde 2013, como informado pela revista Valor. Seu antecessor no cargo foi seu pai, Hamad bin Khalifa Al-Thani, que era emir desde 1995.

Além disso, Tamim é casado com três esposas, e tem um total de onze filhos. Sem contar que, no passado, estudou na Inglaterra e já possuía uma relação antiga com os esportes: em 2005 fundou a Qatar Sport Investments, organização que hoje controla o Paris Saint-Germain, um dos clubes de futebol mais relevantes da Europa atualmente.

Ademais, a Qatar Sport Investments também adquiriu, no mês passado, 21,67% das ações do time português Braga, sem contar que também é diretor do fundo soberano Qatar Investment Authority (QIA), cuja função gira em torno de investimento em empresas estrangeiras.


Política

Como já mencionado, Tamim bin Hamad é emir do Catar desde 2013, ano em que seu pai abdicou da função, que ocupava desde 1995. Hamad bin Khalifa, pai do atual emir, hoje possui 70 anos e começou a liderar o Catar após depor seu pai, Khalifa bin Hamad Al Thani, ao aplicar um golpe de estado.

O antigo emir, Hamad bin Khalifa Al-Thani
O antigo emir, Hamad bin Khalifa Al-Thani / Crédito: Getty Images

Hamad bin Khalifa Al Thani ficou conhecido no país principalmente por ter financiado a rede de televisão Al Jazeera, que acabou se diferenciando de outras emissores do Golfo Pérsico por aceitar, em suas exibições, críticas ao governo.

Durante o comando de Hamad, o pai do atual emir, o Catar ascendeu economicamente e passou a ter um foco político voltado à política externa — o que, por sua vez, nem sempre gerou relações amigáveis com os países vizinhos. Por exemplo, o Catar apoiou diversos movimentos islâmicos em 2011, que tentavam capitalizar as revoltas árabes.

Já de 2017 a 2021, enquanto o país se preparava para receber a Copa do Mundo, que ocorre atualmente, o Catar enfrentou um pesado embargo econômico liderado pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes Unidos. Ao todo, acredita-se que o país tenha investigo ao menos US$ 200 bilhões para as devidas manutenções para sediar o evento.

Fonte:mgcurioso


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête